‘Eu fico!’: Celso Sabino desafia União Brasil após partido decidir por afastamento


Por: Adrisa De Góes

08 de outubro de 2025
‘Eu fico!’: Celso Sabino desafia União Brasil após partido decidir por afastamento
Filiado ao União Brasil, Celso Sabino é ministro do Turismo (Wagner Lopes | CC | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – O ministro do Turismo, Celso Sabino (UB-PA), se pronunciou após o União Brasil decidir afastá-lo, de forma cautelar, de suas funções partidárias nesta quarta-feira, 8. Em nota publicada nas redes sociais, intitulada “Eu fico!”, o deputado federal licenciado afirmou que sua permanência no governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é motivada pelo compromisso com a população do Pará e com o fortalecimento do turismo em todo o País.

Atualmente, Celso Sabino integra as instâncias de comando do União Brasil, com assento na Executiva Nacional e no Diretório Nacional da sigla. Com a decisão desta quarta-feira, ele fica impedido de exercer essas funções partidárias. O Diretório Estadual do Pará passará a ser comandado por uma comissão provisória.

“Pelo bem do turismo brasileiro, mas especialmente pelo bem do povo do Pará, eu fico no governo ao lado do presidente Lula, para dar continuidade ao trabalho que vem sendo feito em todo o País”, declarou o ministro.

Presidente Lula e ministro Celso Sabino (Ricardo Stuckert/PR)

A decisão desafia diretamente a Executiva Nacional do União Brasil, que abriu um processo interno por infidelidade partidária e suspendeu as atividades de Sabino na legenda por 60 dias. O impasse ocorre em meio à intervenção do partido no diretório estadual do Pará, antes comandado pelo ministro.

Sabino argumenta que sua permanência no cargo é necessária para garantir a continuidade de projetos estratégicos, incluindo ações voltadas ao desenvolvimento turístico da Amazônia e a realização da COP30, marcada para 2026, em Belém. “Mesmo diante de todas as pressões do meu partido, não tenho dúvidas de que o melhor é ficar ao lado dos interesses do povo brasileiro e do povo paraense”, reforçou.

O ministro também destacou que suas decisões estão baseadas em princípios de interesse público e não em disputas eleitorais ou partidárias. “Devemos beneficiar a coletividade, e nossas decisões devem estar acima dos interesses de qualquer projeto eleitoral, pessoal ou partidário”, afirmou.

Leia nota na íntegra:

Nota publicada nos stories (Instagram) do ministro Celso Sabino (Reprodução/Redes Sociais)
Afastamento

O União Brasil intensificou decidiu, nesta quarta-feira, 8, intervir no Diretório Estadual do Pará, que passará a ser comandado por uma comissão provisória. Na mesma reunião, o partido suspendeu cautelarmente o ministro do Turismo, Celso Sabino, enquanto apura denúncias de infidelidade partidária. O caso seguirá para o Conselho de Ética, que terá até 60 dias para se manifestar.

A tensão começou após o rompimento público da federação União Progressista — União Brasil e Progressistas — com o Governo Lula, em 2 de setembro, que exigiu a entrega de cargos no Executivo federal por todos os filiados. Sabino desafiou a determinação e permaneceu no Ministério do Turismo, mantendo agendas com o presidente Lula no Pará, o que agravou o conflito.

“O União Brasil reafirma o compromisso com a transparência das suas decisões e o respeito à vontade dos seus filiados, atuando com responsabilidade para preservar a coerência com os seus princípios e valores”, diz trecho da nota da sigla.

O partido abriu dois processos contra Sabino: um para expulsão por descumprimento de decisões partidárias e outro para substituir sua liderança no diretório paraense. A comissão de ética, com relatoria do deputado Fábio Schiochet (SC), notificou o ministro para apresentar defesa preliminar.

A intervenção no Pará busca reforçar o controle interno do partido diante de lideranças locais próximas ao governo federal, em contraponto à postura de dirigentes como Ronaldo Caiado, que defendem oposição firme ao PT.

Leia mais: União Brasil decide se expulsa Celso Sabino após deputado permanecer no Governo Lula

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.