EUA reduz à metade período de isolamento por Covid-19

Filas no aeroporto de Miami, nos EUA, com passageiros nas festas de fim de ano (JOE RAEDLE / AFP)

Com informações do Infoglobo

MANAUS – Autoridades de saúde dos EUA anunciaram nesta segunda-feira que reduziram pela metade o tempo de isolamento recomendado para pessoas com Covid-19, de 10 para cinco dias em casos assintomáticos, no momento em que o aumento do número de casos provoca caos nas viagens.

“A variante Ômicron se propaga rapidamente e tem o potencial de impactar todas as facetas da nossa sociedade”, advertiu a diretora do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), Rochelle Walensky, ao anunciar a mudança. “Essas atualizações garantem que as pessoas possam continuar com segurança suas rotinas”, concluiu.

PUBLICIDADE

Os CDCs também disseram que as pessoas com teste positivo após a quarentena devem usar máscara por cinco dias quando estiverem perto de outras pessoas. A Ômicron é responsável por 73% das infecções por coronavírus nos EUA, disseram as autoridades sanitárias americanas na semana passada.

O surto de infecções está aumentando entre a população totalmente vacinada, incluindo aqueles que receberam uma terceira dose de reforço. No entanto, a Ômicron parece estar causando sintomas mais leves nessas pessoas, algumas das quais não apresentam nenhum sintoma.

Reduzir a recomendação de quarentena ajudaria as pessoas assintomáticas a voltar ao trabalho ou à escola, com as devidas precauções, disse o conselheiro médico da Casa Branca Anthony Fauci à CNN na semana passada.

O CDC também deu orientações para pessoas que não foram vacinadas ou estão há mais de seis meses fora da janela de sua segunda dose de mRNA ou mais de dois meses após a vacina Johnson & Johnson e ainda não receberam a dose de reforço. Recomendou quarentena para eles por cinco dias, seguida pelo uso estrito de máscara por mais seis dias.

Indivíduos que receberam sua dose de reforço não precisam ficar em quarentena após a exposição ao vírus, mas devem usar máscara por 10 dias, disse o CDC.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.