Europa acelera reabertura e retomada do turismo frente à vacinação avançada e queda nos casos de Covid-19


19 de junho de 2021
Europa acelera reabertura e retomada do turismo frente à vacinação avançada e queda nos casos de Covid-19
Turistas passam pelo Coliseu, em Roma, no dia 22 de junho de 2020 (Vincenzo Pinto/AFP)
Com informações do O Globo

MANAUS – Com a queda acentuada dos casos e a vacinação ganhando ritmo, boa parte da Europa dá novos passos rumo à vida pós-pandemia. A Espanha anunciou que o uso de máscaras ao ar livre não será mais obrigatório em seu território, seguindo os passos da França, enquanto a Noruega aliviou boa parte das restrições ainda em vigor para seus cidadãos. Polônia, Holanda e Itália também adotaram medidas nesse sentido.  

Já a Comissão Europeia  recomendou nessa sexta-feira, 18, que os 27 países-membros do bloco aceitem turistas, vacinados ou não, de mais oito países e territórios com bons índices epidemiológicos, entre eles os Estados Unidos. A decisão final sobre para quem abrir suas fronteiras é de cada nação da União Europeia (UE), mas o anúncio é um bom sinal para a retomada do turismo na alta temporada de verão.  

Desde maio, o Executivo da UE recomenda também que seus integrantes autorizem a entrada de turistas de fora do bloco que já receberam as duas doses das vacinas validadas pela Agência Europeia de Medicamentos — Pfizer-BioNTech, Moderna, Universidade de Oxford-AstraZeneca e Johnson & Johnson — ou pela Organização Mundial da Saúde (OMS), lista que englobaria também as chinesas CoronaVac e Sinopharm. 

A maciça parte das nações europeias, contudo, age com cautela e ainda não aceita turistas, independente do seu status de vacinação, de países onde as taxas de contágio ainda são altas, como o Brasil.

Os passos em direção à rotina pré-2020 só são possíveis porque o bloco viu uma queda drástica dos casos nos últimos meses: em 31 de março, chegou a registrar quase 170 mil novos casos da doença. No último dia 16, registrou cerca de 17 mil, segundo os dados do Our World in Data, um projeto da Universidade de Oxford.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.