Evento promovido pela Embrapa debate clima e sustentabilidade


Por: Lucas Thiago

02 de julho de 2025
Evento promovido pela Embrapa debate clima e sustentabilidade
Evento discutiu caminhos para enfrentar a crise climática (Reprodução/Embrapa)

MANAUS (AM) – Num cenário em que o planeta enfrenta ondas de calor, secas e enchentes sem precedentes, Manaus (AM) recebeu, nesta quarta-feira, 2, o evento “Diálogos pelo Clima”. Os debates, promovidos pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), discutiu caminhos para enfrentar a crise climática no momento em que o Brasil se prepara para receber a Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30) em novembro deste ano.

O local escolhido para as atividades foi o Bosque da Ciência, do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), localizada na Avenida André Araújo, bairro Aleixo, Zona Centro-Sul da capital amazonense. Cientistas, autoridades e representantes da sociedade participaram dos debates que teve como foco a Amazônia, uma das regiões mais impactadas e estratégicas para o equilíbrio do clima global.

Evento foi realizado em Manaus nesta quarta-feira, 2 (Reprodução/Embrapa)

A programação contou com palestra sobre “Mudanças do Clima para a Amazônia”, mesa redonda de conhecimento tradicionais e sistemas agroalimentares resilientes na Amazônia e soluções para levar o bioma Amazônia para a COP30.

Em uma das rodadas das mesas o assunto tema foi sobre comunidades tradicionais, agroalimentação resiliente e o papel da pesquisa. As contribuições do encontro formarão um documento para apoiar o Brasil no evento sobre o clima que será realizado em Belém (PA) entre os dias 10 e 21 de novembro de 2025.

A pesquisadora e diretora de Inovação da Embrapa, Ana Euler, foi uma das mediadoras e organizadoras do evento. Ela participou da mesa de conhecimentos tradicionais e bioeconomia para sistemas agroalimentares resilientes na Amazônia. À CENARIUM, a especialista disse que o evento busca promover o protagonismo da região nas negociações climáticas internacionais.

Evento foi promovido pela Embrapa em Manaus (Reprodução/Embrapa)

“O evento provoca reflexões mais amplas sobre o protagonismo da Amazônia nas negociações climáticas internacionais. O Brasil, sendo um dos maiores produtores agropecuários do mundo, precisa demonstrar como pretende alinhar produção e preservação, especialmente em um bioma como a Amazônia”, afirmou a diretora.

Sobre a importância das soluções sustentáveis para a agropecuária integra ao bioma Amazônico, a diretora do Fundo Indígena da Amazônia Brasileira, Valéria Paye, defendeu o aprofundamento das discussões contra o desmatamento e a favor de soluções. Ela destacou que o evento busca debater a estabilidade e alternativas ao que classificou como “desmatamento violento entre as pastagens“.

‘É preciso aprofundar o assunto para que todas as visões de diversidade de povos, que vivem na Amazônia sejam considerado nesse panorama atual do clima. Mas quando a gente pensa, o tema da agropecuária, sabemos que representa um desmatamento violento entre as pastagens. Mas estamos aqui para debater uma estabilidade, uma alternativa, que isso seja compensado. Então acho que faz parte dessa discussão. Desafio esse que está sendo colocada aqui, no Diálogos pelo Clima na Amazônia’, disse a representante da organização indígena.

Evento

O “Diálogos pelo Clima” é um circuito de eventos de caráter técnico-científico-institucional que acontecerão ao longo de 2025, onde palestras e mesas-redondas reunirão os maiores nomes em questões climáticas (governo, setor produtivo, academia e sociedade civil). O objetivo principal das atividades é ampliar e aprofundar o debate público acerca das mudanças climáticas.

Leia mais: Mulheres amazônidas levam biojoias à vitrine da COP30
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.