Eventos culturais do Amazonas se adequam à Quarentena

Mencius Melo – da Revista Cenarium

“Tá com saudade de sair de casa, né meu filho?”, o meme do Draúzio Varela cai como uma luva para esses tempos de quarentena. Sem poder sair de casa – por enquanto por consciência, daqui a pouco talvez, por lockdown – o amazonense se vira para sair da rotina.

Para ajudar, a Revista Cenarium apresenta uma série de alternativas culturais, para o leitor saborear cultura, na segurança do seu lar. Com a ajuda da tecnologia, é possível curtir shows, passeios virtuais a museus, bate papos culturais interativos, saraus de poesia, exposições fotográficas e as populares lives de artistas consagrados.

O combo cultural da SEC

Responsável por gerir as políticas públicas de cultura no Estado, a Secretaria de Estado da Cultura e Economia Criativa (SEC) preparou um super pacote que inclui visitas guiadas e em 360º a espaços culturais; atividades como gincana do livro, documentários, cursos completos de teclado, violão, desenho e até espetáculos direto do palco do Teatro Amazonas.

Um dos melhores roteiros, são as visitas virtuais guiadas, aos espaços administrados pela SEC. Sem sair de casa, é possível circular por equipamentos culturais como a Pinacoteca do Amazonas, Museu Tiradentes da Polícia Militar, Museu de Arqueologia, Museu da Imagem e Som do Amazonas, Museu de Numismática, Biblioteca Pública do Amazonas, Galeria do Largo e dos centros culturais Palácio Rio Negro e Povos da Amazônia, além do Teatro Amazonas e Centro Cultural Palácio da Justiça, que contam com vídeos em 360 graus. Durante as visitas, os guias que trabalham nestes espaços fazem um tour, comentando sobre a história, curiosidades e obras de cada patrimônio.

Aulas e performances

Além disso, ainda são oferecidas aulas meio do projeto “Praticarte”, com professores do Liceu de Artes e Ofícios Claudio Santoro. E também performances dos Corpos Artísticos da SEC, como Amazonas Filarmônica, Orquestra de Violões, Amazonas Band e Coral do Amazonas. Para fechar o “combo”, tem o #FicaNaRedeManinho, com videoclipes de artistas da terra, contemplados no edital.

Todo o conteúdo disponibilizado faz do “Cultura Sem Sair de Casa”, e podem ser acessados no portal: cultura.am.gov.br .

Prefeitura abre o parquinho

Quem também está oferecendo agenda virtual é a Prefeitura Municipal de Manaus (PMM). A turma do Parque da Criança está realizando ação por meio de live no Instagram. Todas as terças-feiras, às 17h, shows e contações de histórias são realizadas no perfil @parquecidadedacrianca.

Manauscult celebra arte manauara

Para não deixar ninguém na vontade, a Manauscult criou o #CuturaNaQuarentena. O projeto reúne videoclipes de artistas do Amazonas, entre eles nomes badalados como Lucilene Castro, Zona Tribal, Márcia Novo, República Popular e também dicas de literatura com o escritor Jan Santos e dicas de cultura pop, sobre o universo das Histórias em Qadrinhos (HQ) com o jornalista Emerson Medina. Pra assistir, é só ir no site: vivamanaus.com/culturanaquarentena.

Para finalizar, em recente matéria publicada na Revista Cenarium, foi disponibilizado endereço eletrônico para visitação a inúmeros endereços de museus Brasil afora, entre eles o Museu da República, Museu Nacional do Mar, Museu da Inconfidência, Casa Guimarães Rosa, Casa Cora Coralina e por ai vai. Para acessar basta entra no eravirtual.org. Boa viagem.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO