Ex-governador do Tocantins é preso por risco de fuga internacional
Por: Cenarium*
15 de dezembro de 2024
MANAUS (AM) – O ex-governador de Tocantins Mauro Carlesse foi preso na manhã deste domingo,15, por suspeita de planejar fuga para o exterior do Brasil. Ele é investigado por envolvimento em esquema de corrupção.
Carlesse foi preso na Fazenda Joia Rara, que é de sua propriedade, no município de São Salvador, no Sul do Estado. Além do ex-governador, o ex-secretário de Parcerias e Investimentos, Claudinei Quaresemin, também foi alvo da operação.
A operação foi promovida pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público (MPTO). Mauro Carlesse foi governador do Estado entre 2019 e 2021.
O ex-governador foi afastado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), após ter se tornado alvo de três operações.
As acusações giravam em torno de uma organização criminosa na Secretaria de Segurança Pública do Tocantins (SSP-TO) e um esquema de desvios de recursos público e pagamento de propina a partir do plano de saúde dos servidores estaduais.
Em março de 2022, um processo de impeachment foi aberto na Assembleia Legislativa, mas, antes de ser votado em segundo turno, Carlesse apresentou uma carta de renúncia ao seu mandato. Seu vice era Wanderlei Barbosa (Republicanos), que foi reeleito nas eleições daquele ano.