Ex-ministro do Turismo de Bolsonaro é preso por suspeita de tentar facilitar fuga de Mauro Cid
Por: Cenarium*
13 de junho de 2025
MANAUS (AM) – O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 13, em Pernambuco, por suspeita de ter atuado para que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), obtivesse passaporte português e deixasse o Brasil.
Na segunda-feira, 10, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de inquérito contra Machado por obstrução de investigação de organização criminosa e favorecimento pessoal.

O requerimento tem como base informações da PF de que Machado atuou, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) – em favor de Mauro Cid, “para viabilizar sua saída do território nacional“.
Além disso, Machado promoveu, por meio de seu perfil no Instagram, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.
Mauro Cid e Jair Bolsonaro são réus da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, julgada pelo STF. Ambos foram interrogados nesta semana.