Ex-ministro do Turismo de Bolsonaro é preso por suspeita de tentar facilitar fuga de Mauro Cid


Por: Cenarium*

13 de junho de 2025
Ex-ministro do Turismo de Bolsonaro é preso por suspeita de tentar facilitar fuga de Mauro Cid
Gilson Machado, Jair Bolsonaro e Mauro Cid (Fotos: Agência Brasil e STF | Composição: Lucas Oliveira/Cenarium)

MANAUS (AM) – O ex-ministro do Turismo Gilson Machado foi preso pela Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 13, em Pernambuco, por suspeita de ter atuado para que o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro (PL), obtivesse passaporte português e deixasse o Brasil.

Na segunda-feira, 10, o procurador-geral da República, Paulo Gonet, havia pedido, ao Supremo Tribunal Federal (STF), a abertura de inquérito contra Machado por obstrução de investigação de organização criminosa e favorecimento pessoal.

O ex-presidente Jair Bolsonaro e o ex-ministro do Turismo Gilson Machado (Alan Santos/PR)

O requerimento tem como base informações da PF de que Machado atuou, no dia 12 de maio, para obter a expedição de um passaporte português – junto ao consulado de Portugal no Recife (PE) – em favor de Mauro Cid, “para viabilizar sua saída do território nacional“.

Além disso, Machado promoveu, por meio de seu perfil no Instagram, uma campanha de arrecadação de doações em dinheiro que seriam destinadas a Bolsonaro, o que também chamou a atenção dos investigadores.

Mauro Cid e Jair Bolsonaro são réus da ação penal sobre a tentativa de golpe de Estado, julgada pelo STF. Ambos foram interrogados nesta semana.

(*) Com informações do G1 Pernambuco

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.