Ex-prefeito de cidade de RO é assassinado a tiros em Ariquemes
Por: Camila Pinheiro
22 de novembro de 2024
PORTO VELHO (RO) – O ex-prefeito de Vale do Anari (RO), Edimilson Maturana da Silva , de 57 anos, foi assassinado a tiros dentro da própria caminhonete nesta sexta-feira, 22. O crime foi registrado no município de Ariquemes (RO), distante 159 quilômetros de Porto Velho. No momento do ataque, o político, que também é pecuarista, estava acompanhado da esposa dele. Ela não foi atingida.
O ataque ocorreu enquanto Maturana estacionava o veículo na Avenida Capitão Silvio, no município, nas proximidades de um restaurante. De acordo com informações, ele iria almoçar no estabelecimento. A Polícia Militar informou que o crime foi cometido por dois suspeitos que estavam em uma motocicleta. Veja foto do carro atingido por disparos:

Segundo as autoridades, o passageiro da moto desceu e disparou contra a vítima, fugindo em seguida com o condutor do veículo. A perícia preliminar da Polícia Civil de Rondônia (PC-RO) contabilizou mais de dez disparos no local. Vários teriam atingindo o ex-prefeito.
Após o ataque, Maturana foi socorrido por uma pessoa que estava no local e levado ao Hospital Municipal de Ariquemes. Ele já chegou à unidade de saúde sem vida. A Polícia Militar isolou a área do crime para os trabalhos periciais e realizou buscas para localizar os responsáveis. Até o momento nenhum suspeito foi identificado.
O caso está sob investigação da Polícia Civil, que ainda não divulgou informações sobre a motivação do crime. A execução gerou grande comoção na cidade, porque Maturana era uma figura pública de destaque na região.
Trajetória
Pecuarista, Edimilson Maturana foi prefeito de Vale do Anari (RO) por dois mandatos, o primeiro iniciado em 2000 e o segundo em 2008. De acordo com dados consultados pela CENARIUM na plataforma DivulgaCand, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o fazendeiro também disputou a eleição de 2004 pelo PSDB. Ele foi derrotado no pleito.