Ex-servidor da Funai é preso por estuprar mulheres em troca de benefícios sociais no AM
20 de março de 2024

Karina Pinheiro – Da Revista Cenarium
MANAUS – Um ex-servidor da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) foi preso pela Polícia Federal na manhã desta quarta-feira, 20, no município de Nova Olinda do Norte, acusado de estuprar 20 mulheres e adolescentes em comunidades indígenas no Amazonas. Identificado como Gilmar Palheta Assunção, declarado indígena Munduruku.
De acordo com informações da Polícia Federal, Gilmar cobrava favores sexuais em troca de ajuda para as mulheres obterem benefícios sociais, como aposentadoria, abertura de conta bancária e até correção de dados cadastrais em órgãos públicos.
A polícia afirmou que Assunção foi coordenador da Funai na região por mais de dez anos e foi exonerado em setembro de 2023, logo após o registro das primeiras denúncias contra ele. Ele também está registrado na Secretaria de Educação do Estado do Amazonas (Seduc).