Exagero no consumo de álcool traz problemas que vão além da ressaca

Segundo o nutricionista Rachid Mokdci, mais de 80% da população brasileira consome álcool em excesso (Reprodução/ Internet)

Vanessa Taveira – Da Revista Cenarium

MANAUS – O isolamento social provocado pela pandemia do novo Coronavírus tem sido a “oportunidade perfeita” para o consumo de álcool. O alcoolismo passou a ser um problema para o qual a comunidade médica está chamando a atenção. Hoje o aumento desse consumo chega a 83% na população brasileira e 60% na amazonense, principalmente entre adolescentes, conforme o nutricionista doutor Rachid Mokdci.

O nutricionista Rachid Mokdci recomenda incluir sucos durante o consumo de bebida alcóolica (Reprodução/Divulgação)

Seja entre as pessoas que já tinham predisposição e têm no álcool uma fuga para os sentimentos ruins, seja para àqueles que, aos poucos vão alterando a rotina, incluindo a bebida no dia a dia e que, quando percebe já se encontra em um círculo vicioso. O consumo exagerado de álcool durante a pandemia chamou a atenção até da Organização Mundial da Saúde (OMS), que emitiu orientação para que governos e empresas reduzissem a venda de álcool durante a quarentena.

PUBLICIDADE

Rachid diz que o excesso de álcool faz com que o indivíduo consuma muita caloria vazia, ou seja, calorias que não são procedentes do carboidrato, nem da proteína e nem do lipídio. “A consequência é que o organismo vai ficar mais lento para poder metabolizar todo esse álcool consumido levando até dias para eliminar tudo do organismo. O excesso de álcool causa sonolência, leve demência, perda dos sentidos, danos ao fígado, aos rins, ao cérebro e ao coração e em casos mais graves ao coma alcoólico e por fim a óbito”, explicou o nutricionista.

Mas o que é e como se previne a ressaca?

Uma das consequências mais comum é a ressaca, que acontece sempre quando o consumo de bebida alcóolica é exagerado. A pessoa acorda no dia seguinte com muitos sintomas indesejáveis, devido à desidratação provocada pelo álcool no organismo e pelo trabalho excessivo do fígado para eliminar a substância do sangue.

“Para evitar a resseca é sempre bom intercalar a dose de bebida alcoólica com alguma bebida não alcoólica, tipo sucos. Diluir e consumir as bebidas alcoólicas em bastante gelo, pois a água do gelo dilui o teor alcoólico da bebida, além de nunca misturar várias bebidas ao mesmo tempo e se alimentar antes de beber”, diz Mokdci.

Como curar a ressaca

Em casos de não prevenção, a alimentação não tão sólida pode ser um meio de curar a ressaca. A preferência aos caldos ou líquidos, tanto quentes quanto frios, ajuda a curar os sintomas pois assim o intestino reabsorve os nutrientes de uma melhor forma, restabelecendo o metabolismo e melhorando o organismo de uma forma mais positiva.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.