‘Explodiu o quadro de energia’, afirma técnico que presenciou início de incêndio na COP30
Por: Ana Cláudia Leocádio e Jadson Lima
20 de novembro de 2025
BELÉM (PA) e MANAUS (AM) – O técnico de uma empresa de transmissão de vídeos afirmou à TV CENARIUM, nesta quinta-feira, 20, que houve uma explosão em um quadro de energia posicionado próximo ao espaço destinado aos países da África, dentro da Zona Azul da COP30, antes do início do incêndio que atingiu parte das instalações da conferência do clima em Belém (PA). Segundo ele, as chamas alcançaram a área superior da estrutura do evento.
O profissional relatou que conseguiu deixar o espaço junto com colegas durante a evacuação conduzida por seguranças da Organização das Nações Unidas (ONU). “Explodiu o quadro que tinha lá, de energia, naquele corredor. Os cabos estavam todos ‘desisolados’ e, quando a gente olhou, o fogo estava por cima da gente. [O fogo] espalhou”, disse, enquanto outras pessoas tentavam acalmá-lo.
Um vídeo registrou o momento em que as chamas se espalharam por parte da estrutura enquanto o público estava reunido em uma das salas de negociação na Zona Azul da conferência. Em comunicado, a organização da COP30 informou que o incêndio foi controlado nos pavilhões atingidos, não confirmou a causa do incidente e destacou que não houve feridos.
Outra testemunha ouvida pela reportagem, o técnico de áudio Reginaldo Santos afirmou que, no início do incêndio, pessoas começaram a gritar e a equipe de segurança deu início à evacuação. Ele disse ter ouvido pedidos por extintores e levou dois equipamentos que estavam em salas próximas. “A gente viu a correria, todo mundo gritando, e alguém chamou fogo. O pessoal veio e começou a escoltar todo mundo para evacuar”, relatou.
No momento da evacuação, o ministro das Cidades, Jader Filho, conversou com a imprensa. Ele afirmou que a estrutura da conferência climática é antichamas. “É importante destacar que, quando a estrutura foi feita, os materiais que cobrem aqui são antichamas. Então, foi tido esse cuidado, previamente, durante a construção do espaço”, disse a autoridade.
Após o registro do incidente, a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima (UNFCCC) também divulgou nota. No texto, a entidade informou que o Corpo de Bombeiros realizará verificações de segurança completas, com atualização prevista para as 16h desta quinta-feira, e que as instalações passaram para a autoridade do Brasil, deixando de ser consideradas parte da Zona Azul.
“O chefe dos bombeiros do País anfitrião ordenou a evacuação de todo o local. O Corpo de Bombeiros realizará verificações de segurança completas e deverá fornecer uma atualização às 16h. Informamos que as instalações agora estão sob a autoridade do País anfitrião e não são mais consideradas uma Zona Azul“, disse a UNFCCC.
