Em Manaus, exposição artística fala do amor e gratidão pelos avós

Um singela homenagem aos avós, essa é a linha emocional que Hadna Abreu depositou em seu mais novo trabalho (Reprodução/Divulgação)

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – A artista plástica Hadna Abreu inaugura sua mais nova exposição intitulada “Linhas do Tempo: De Volta para Casa”. A exposição entra em cartaz no dia 19 de novembro, às 19h, na Galeria de Artes “The Art Gallery” do Instituto Cultural Brasil-Estados Unidos (ICBEU), localizado na Avenida Joaquim Nabuco, n. 1286, Centro.

Com pinturas e esculturas, ‘Linhas do Tempo: De Volta para Casa’ é um sensível projeto que encanta crianças e adultos (Reprodução/Divulgação)

No evento, Hadna Abreu irá apresentar o universo sensível de sua relação com os avós, a quem, segundo ela, ‘deve amor e gratidão’ e são a sua maior fonte de inspiração. À reportagem da REVISTA CENARIUM, Hadna comentou sobre o novo trabalho e a figura do ‘aviador’ que é uma das peças de “Linhas do Tempo: De Volta para Casa”,

PUBLICIDADE

“O Aviador é o personagem mais divertido e intrigante da exposição, um velhinho com mais de 80 anos que é levado por pássaros azuis. Ele veste um capacete, óculos de aviador, camiseta, short e meias. Ele é meu avô, que aos 79 perdeu a agilidade de andar, ficando totalmente dependente da família e amigos”, detalhou.

Adultos e crianças

De acordo com Hadna, os pássaros representam o suporte das pessoas que estiveram lá todos os dias em 10 anos em que ele ficou acamado. Por ter um ‘quê’ de Exupéry, ela explica que a exposição é para adultos e crianças. “Percebi, na exposição de 2013, que tanto crianças como adultos se interessaram e interagiam com as obras”, recordou.

A artista mergulhou em suas emoções e memórias, para retratar o universo familiar a partir da convivência com os avós (Reprodução/Divulgação)

“Para esta exposição, eu só busquei ainda mais a criança viajar nas ideias e os adultos retornarem aos seus tempos de infância”, observou Hadna. “Falar de avós é pura emoção, na maioria das vezes em que eu estava maquinando a exposição, pintando, modelando, a emoção era tão grande em mim que as lágrimas escapavam pelos olhos”, relembrou.

Além de buscar a sensibilidade no olhar, a artista incorporou elementos para aprofundar as sensações de quem for à galeria de arte. “Foi criado um roteiro com trilhas sonoras com composições de César Lima. Está encantador e dará interatividade com as obras. Os mais sensíveis entrarão nas obras e saíram de uma forma diferente”, adiantou.

Futuro  

Segundo Hadna Abreu, o trabalho “Linhas do Tempo: De Volta para Casa” ainda está em fase de crescimento. “Essa exposição ainda tem planos de crescer, o que vou apresentar é somente um início. Pretendo levar a exposição para outras cidades e viajar com ela, caso as oportunidades apareçam”, planejou.

Além de fortalecer e disseminar “Linhas do Tempo…”, a artista plástica amazonense planeja novos passos e novas propostas. “Também tenho planos para outras exposições, mas isso ainda é secreto”, despistou. Sobre a exposição ela resumiu “Acredito que a exposição irá tocar em muitos corações de uma forma especial”, finalizou.

Painéis fazem parte da composição da exposição criada por Hadna Abreu (Reprodução/Divulgação)

Devido à pandemia, o acesso à galeria, no dia do evento de lançamento e ao longo de todo o período disponível para visitação, será restrito a um total de 60 pessoas, com o uso obrigatório de máscaras ou outro equipamento de proteção individual e agendamento prévio pelo site www.icbeu.com

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.