Exposição fotográfica presta homenagem ao circuito cultural de Parintins, no AM

A vida, arte, cultura, gastronomia e comportamento de Parintins, estão nas lentes dos fotógrafos que fazem parte da exposição 'Aquarela Amazônica (Reprodução/Divulgação)

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Enquanto o Festival Folclórico de Parintins não tem data certa para ocorrer por conta da pandemia de Covid-19, homenagens surgem para reavivar a lembrança dos bumbás. Desta vez, profissionais de fotografia vão lançar na próxima quinta-feira, 16, a exposição fotográfica virtual “Parintins – Aquarela Amazônica”.

Com a curadoria de dez fotógrafos da região Amazônica, 52 obras selecionadas serão expostas nas redes sociais de Carlos Navarro Infante e Luiz Alberto Navarro.

PUBLICIDADE
O bumbá Garantido mirando um horizonte vazio de um festival que não aconteceu (Reprodução/Divulgação)

Detalhes da festa assim como gastronomia, cultura, arte e paisagens, ilustram a humanidade de Parintins, contida nos 52 cliques. Segundo Carlos Navarro, idealizador e curador da exposição, a ideia é mostrar as singularidades de Parintins sob o olhar plural dos profissionais.

“A exposição é um documental fotográfico, que expressa tudo que envolve a cultura, tradições e personagens que fazem parte da cidade de Parintins”, detalhou.

O curador optou por ter vários olhares para homenagear a terra dos bois Garantido e Caprichoso. “Resolvi convidar vários artistas fotográficos de Manaus e Parintins, para oportunizar a mostrarem seus trabalhos, numa homenagem aos moradores e visitantes”, explicou.

Lentes, nomes e data

Além do festival, a cidade de Parintins também celebra a religiosidade na Amazônia, com a Festa de Nossa Senhora do Carmo, padroeira local, tradicionalmente acontece logo após o festival – em julho – mas, esse ano será realizada de forma simbólica.

O icônico Caprichoso faz parte da vida do povo da ilha (Reprodução/Divulgação)

Por tal motivo Carlos Navarro escolheu o dia “16 de julho” para o lançamento da exposição. “O lançamento será no dia 16 de julho porque é a data em que se comemora a Padroeira da cidade – Nossa Senhora do Carmo”.

O fotógrafo parintinense Roger Matos falou sobre a exposição. “Participar de uma exposição fotográfica sobre Parintins é motivo de muito orgulho para um parintinense como eu, pela oportunidade de expor minha fotografia e por conhecer ainda melhor o trabalho de fotógrafos com os quais, na maioria, dividi os momentos dos registros”, orgulhou-se.

Já Selma Carvalho falou dos ganhos em realizar o projeto. “Fiquei feliz e honrada em fazer parte deste projeto fotográfico documental, mostrando um pouco da cidade de Parintins em sua diversidade, e compartilhar este momento especial com diversos olhares fotográficos trouxe muito aprendizado”, confessou.

Artesã dos galpões do Caprichoso praticando uma especialidade parintinense: fazer arte (Reprodução/Divulgação)

Além de Roger Matos e Selma Carvalho participam do projeto “Parintins – Aquarela Amazônica”, os fotógrafos Daniel Brandão, Pedro Coelho, Riso Alencar, Simone Brandão, Adriana de Lima, Alexandre Vieira, Carlos Navarro e Luiz Navarro.

o que dizem os bois?

Por meio de nota, os bumbás Caprichoso e Garantido anunciaram a data excepcional do Festival Folclórico de Parintins (FFP) 2020, com realização entre os dias 6, 7 e 8 de novembro. O anúncio no entanto, não recebeu aval do governo do Estado do Amazonas e de demais autoridades, o que para muitos significa que o evento continua indefinido.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.