Coluna da REVISTA CENARIUM dedicada a falar, de forma dinâmica, sobre o que está em alta na cena política da Amazônia, Brasil e mundo.


Expulsão de deputado por criticas a Trump escancara contradições no PL de Bolsonaro


Por: Ana Cláudia Leocádio

31 de julho de 2025
Expulsão de deputado por criticas a Trump escancara contradições no PL de Bolsonaro
O ministro do STF Alexandre de Moraes; o deputado do PL Antônio Carlos Rodrigues; e o presidente dos EUA, Donald Trump (Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Casa Branca Gustavo Moreno/STF | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

A expulsão do deputado federal Antônio Carlos Rodrigues (SP), anunciada pelo Partido Liberal (PL), nesta quinta-feira, 31, escancara as contradições do partido, que diz defender a liberdade de expressão, mas na primeira oportunidade resolveu expulsar o correligionário que ousou defender o Brasil e suas instituições, da chantagem do governo dos Estados Unidos (EUA). Rodrigues foi expulso porque criticou, em entrevista ao portal Metrópoles, o presidente dos EUA, Donald Trump, por causa das tarifas aos produtos brasileiros, e defendeu o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, alvo de sanções. O presidente da legenda, Valdemar Costa Neto, justificou a decisão como resultado da grande pressão da bancada, que interpretou os ataques a Trump como uma “ignorância sem tamanho”. Valdemar não anunciou nenhuma punição aos seus membros que defendem as sanções e o tarifaço contra os produtores brasileiros em troca do perdão aos envolvidos nos atos antidemocráticos.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.