Extrativistas levam demandas ao Congresso Nacional e marcham em Brasília
Por: Cenarium*
03 de setembro de 2025
MANAUS (AM) – Mais de 450 pessoas, incluindo lideranças, juventudes, coletivos e organizações extrativistas de diferentes regiões do País, apresentarão pautas ligadas às economias da sociobiodiversidade na sessão solene em homenagem ao Dia da Amazônia, que acontecerá na Câmara dos Deputados, nesta quinta-feira, 4 de setembro, a partir das 14h.
O momento traz para o centro da política nacional as demandas de povos e comunidades tradicionais, com o objetivo de posicionar as economias da sociobiodiversidade como uma solução viável para o desenvolvimento sustentável do país. Entre os coletivos que participarão da mobilização, estão das cadeias do pirarucu, borracha, pesca marinha, juventudes e outros.

Em seguida, os participantes farão uma marcha na Esplanada dos Ministérios, às 16h, com placas e faixas sobre a campanha “A Resposta Somos Nós”. A proposta é conectar a agenda da sociobiodiversidade à mobilização global pela COP30.
As ações integram a programação da II Semana da Sociobiodiversidade, coordenada pelo Conselho Nacional das Populações Extrativistas (CNS) e a Comissão Nacional de Fortalecimento das Reservas Extrativistas e Povos Tradicionais Extrativistas Costeiros e Marinhos (CONFREM), com o apoio de mais de 25 organizações socioambientais.
Sob o tema “Fortalecendo Economias Sustentáveis, Pessoas, Culturas e Gerações”, o objetivo é debater e formular propostas para o fortalecimento das economias da sociobiodiversidade, valorizando territórios tradicionais e modos de vida sustentáveis. Mais informações estão disponíveis no site oficial: www.semanadasociobio.com.br.