Fábrica de veículos enfrenta quase 24 horas de incêndio na Zona Franca de Manaus


Por: Bianca Diniz

06 de agosto de 2025
Fábrica de veículos enfrenta quase 24 horas de incêndio na Zona Franca de Manaus
Incêndio começou por volta das 12h dessa terça-feira (Ricardo Oliveira/Cenarium)

MANAUS (AM) – Um incêndio de grandes proporções atinge a fábrica da Effa Motors, localizada no Distrito Industrial II, na Zona Franca de Manaus. As chamas começaram por volta das 12h, dessa terça-feira, 5, após faíscas de solda atingirem materiais inflamáveis na linha de produção, onde estavam cerca de 100 veículos.

Aproximadamente 150 bombeiros e quase 30 viaturas atuam no combate às chamas, utilizando água e espuma para controlar o fogo alimentado por pneus, combustíveis e plásticos. Apesar dos esforços, o incêndio ainda não foi totalmente controlado, com a operação se estendendo durante a madrugada e manhã desta quarta-feira, 6. A fumaça escura e densa é visível de vários pontos da capital amazonense.

Até o momento, não há registros de vítimas fatais, mas uma funcionária da empresa Valfim, localizada ao lado do local do incêndio, foi hospitalizada com queimaduras de terceiro grau. O superintendente da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, afirmou que o governo federal, em parceria com a entidade, está à disposição para oferecer todo o suporte necessário à empresa e à região, reafirmando o compromisso com a estabilidade do Polo Industrial de Manaus (PIM).

A complexidade no combate ao incêndio se deve à grande quantidade de materiais inflamáveis presentes na fábrica, como veículos e seus componentes plásticos, pneus, combustíveis e outros resíduos industriais altamente tóxicos. Para conter as chamas, os bombeiros utilizam, além de água, o Líquido Gerador de Espuma (LGE), que potencializa a ação de resfriamento e abafamento do fogo. Também está sendo empregada uma Aeronave Remotamente Pilotada (ARP), que auxilia no mapeamento da área e no monitoramento em tempo real do avanço das chamas.

“O fogo está controlado. O fogo está confinado. As chamas não estão extintas, como é possível observar, mas não há risco de propagação. Em nenhum momento ocorreu propagação dessas chamas para a área de floresta. Trata-se de um material de altíssima inflamabilidade, tóxico, que, por mais que tragamos todos os materiais que existe no mundo de combate a incêndio, ainda assim haverá esse tempo que está ocorrendo, que nós estamos enfrentando para extinguir as chamas”, disse o subcomandante da operação do CBMAM, Helliton de Souza.

Superintendente se manifesta

O superintendente da Zona Franca de Manaus (Suframa), Bosco Saraiva, classificou como “traumático” o incêndio de grandes proporções que atingiu as instalações da empresa Effa Motors, na Avenida Flamboyant, no Distrito Industrial II, em Manaus. A declaração foi feita na manhã desta quarta-feira, 6, durante visita do superintendente ao local do sinistro. Para Saraiva, o impacto do incêndio representa uma perda significativa para o setor industrial do Amazonas.

“É a perda de uma empresa importante. Isso é sempre muito traumático. Nós ainda não podemos avaliar a extensão disso para o Polo Industrial de Manaus, porque todos nós estamos muito entristecidos com o ocorrido. O momento agora é de cautela e de apoio à diretoria da Effa”, disse o dirigente em declaração à imprensa.

Leia mais: ‘Traumático’, diz superintendente da Suframa sobre incêndio que destruiu fábrica em Manaus

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.