Fabricante da Oxford/AstraZeneca pede ‘paciência’ aos países que aguardam doses do imunizante


22 de fevereiro de 2021
Maior fabricante de imunizantes do mundo vai dar prioridade à Índia (Reprodução/Reuters)
Maior fabricante de imunizantes do mundo vai dar prioridade à Índia (Reprodução/Reuters)

Com informações do G1

SÃO PAULO – O fabricante de vacina de Oxford/AstraZeneca, o Instituto Serum, da Índia, pediu nesse domingo, 21, que os países que aguardam o fornecimento de imunizantes contra a Covid-19 que tenham paciência porque a instituição tem uma convocação para priorizar as “enormes necessidades” da Índia. A empresa produz centenas de milhões de vacinas da AstraZeneca em sua grande fábrica de Pune, oeste da país indiano.

O objetivo da Índia é vacinar 300 milhões de pessoas até julho, mas até o momento o país aplicou apenas 11 milhões de doses. O baixo comparecimento à campanha de vacinação na Índia parece um problema maior que a distribuição das doses.

Muitos países, em particular os de menos recursos, dependem consideravelmente da empresa indiana para ter acesso às vacinas. Milhões de doses já foram enviadas ao exterior.

Além disso, o Instituto Serum pretende entregar 200 milhões de doses à Covax, uma iniciativa colaborativa destinada aos países mais pobres e administrada pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em janeiro, o Brasil encontrou certa dificuldade para receber um lote de 2 milhões de vacinas do instituto indiano quando tentou mandar um avião para buscar o imunizante, mas acabou tendo que aguardar alguns dias até que o país iniciasse sua própria campanha de vacinação.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO