1 de março de 2021

Ana Pastana – Da Revista Cenarium

MANAUS – Criado há 16 anos por Mark Zuckerberg, o Facebook soma 2.701 bilhões de usuários ativos mensalmente. Popular e controversa, a rede social expandiu as funcionalidades de entretenimento e se tornou uma ferramenta de negócios para pequenos empresários.

O consultor em marketing digital Gabriel Araújo diz que a plataforma é uma grande oportunidade para o crescimento do negócio. “Em uma comunidade tão grande, o espaço se torna uma excelente oportunidade de crescimento para divulgar um negócio próprio”, disse.

Segundo Araújo, as empresas precisam estar cada vez mais inseridas no mercado digital. “É mandatório que as empresas tenham presença ativa nas redes sociais, inclusive no Facebook, o recordista por ter muitos usuários e pelo crescimento da plataforma”, informou.

Oportunidade de crescimento

Para os irmãos empresários Felipe e Patricia Vilhena, o Facebook faz a diferença nas negociações. “O ‘marketplace’ é uma plataforma de venda muito boa. Hoje em dia a maioria das pessoas nos procura lá, tanto como procuram na OLX. Além do mais, o Facebook tem uma visibilidade muito boa, um alcance excelente”, disse Patricia.

Já Felipe, defende que a rede social ajudou no crescimento dos negócios. “Divulguei alguns produtos para ver como seria a procura e me surpreendi, na primeira vez tive bastante retorno. Até hoje ainda recebo procuras de produtos das primeiras postagens que fiz no Facebook”, detalhou Vilhena.

Segurança

Para o advogado especialista em direito digital Aldo Evangelista, o Facebook pode ser considerada uma rede social segura, apesar das denúncias e escândalos. “No Facebook existem várias camadas de proteção com relação às informações que a empresa utiliza”, informou.

Evangelista alerta que os usuários não devem se preocupar com a rede social em si, mas sim com as “pegadas digitais”. “Cada vez que você utiliza um dispositivo desse formato e conectado à internet você vai deixando rastros. É com essa pegada digital que o usuário precisa ter cuidado”, disse.

Por meio da coleta dessas informações, são exibidos anúncios correspondentes ao que o usuário curtiu, compartilhou ou até pesquisou. “O Facebook usa uma técnica psicométrica em relação ao cript. Esse algoritmo de uso no Facebook vai montando um perfil, a partir do comportamento do usuário”, explicou Aldo.

Market Place

Empresas de vários segmentos utilizam a plataforma para alcançar mais pessoas. Por essa razão, o Facebook criou o Market Place, local onde usuários encontram em um só lugar itens à venda. O espaço separa publicações pessoais e publicações de negócio.

O Brasil é o terceiro país com mais perfis ativos na rede social com 120 milhões de usuários, ficando atrás da Índia com 260 milhões e Estados Unidos com 190 milhões. Com o objetivo de compartilhar fotos, vídeos, opiniões, informações e desenvolver interações aos conectados, o serviço de streming deixou de ser uma rede social somente para entretenimento.

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.