Fafá de Belém relata ameaças de apedrejamento no Círio de Nazaré
Por: Fabyo Cruz
14 de outubro de 2024
BELÉM (PA) – A cantora Fafá de Belém, devota de Nossa Senhora de Nazaré, revelou ter sofrido ameaças e constrangimentos durante as celebrações do Círio de Nazaré deste ano, em Belém, capital do Pará. A artista, que participa das festividades há 14 anos, relatou, durante entrevista à imprensa, que foi alvo de um grupo que incitou sua expulsão, sugerindo até mesmo que ela fosse “apedrejada”.
Fafá de Belém contou que a violência começou dentro da Basílica de Nazaré, onde um grupo de homens incitou outras pessoas a constrangê-la ao ponto de fazê-la se retirar da celebração. Além disso, cartazes com mensagens difamatórias foram espalhados, e ataques circularam em grupos de WhatsApp, de acordo com a cantora.
Nas redes sociais, Fafá de Belém declarou ter ficado abalada pelo ocorrido, mas afirmou que foi sustentada por sua fé em Nossa Senhora. “Dentro da Basílica, um [grupo] Terço dos Homens convocou que eu fosse apedrejada ou constrangida na minha varanda. Espalharam cartazes, mandaram em grupos de WhatsApp”, contou Fafá.
Ela destacou, no entanto, que sentiu o amparo divino quando a imagem de Nossa Senhora de Nazaré parou por três vezes em frente a sua varanda, o que, para a cantora, foi um sinal de validação e proteção.
“Apedrejado e constrangido ficou o coração pequeno dos medíocres, porque a bênção magnânima de Nossa Senhora abençoa todos”, afirmou, mostrando que, apesar das ameaças, sua fé permaneceu intacta. Fafá ainda pediu orações para aqueles que a atacaram, defendendo que “a verdade é de cada um” e que o amor é o único sentimento que pode unir as pessoas.
Festividade
O Círio de Nazaré, uma das maiores manifestações religiosas do Brasil, atrai milhões de fiéis todos os anos, incluindo Fafá de Belém, que participa ativamente da festividade e é reconhecida por sua forte devoção à santa. Idealizada e promovida pela artista Fafá de Belém, a Varanda de Nazaré surgiu em outubro de 2011, consolidando-se como uma das principais vitrines do “Natal dos Paraenses” para o Brasil e o mundo.
Ao longo de 14 edições, a iniciativa já reuniu mais de 450 embaixadores comprometidos em amplificar a visibilidade desse evento de fé e devoção que movimenta mais de 2 milhões de pessoas pelas ruas de Belém.
No entanto, o episódio de intolerância enfrentado pela cantora expõe um lado que pode surgir até mesmo em meio a um evento de celebração e fé. Apesar do ocorrido, Fafá concluiu seu depoimento de forma positiva, dizendo que seu coração agora está mais leve, graças ao apoio espiritual que sentiu. “Ela [Nossa Senhora] abraçou o nosso coração e disse: ‘Filha, segue em frente, porque eu estou contigo’”, declarou a artista.
Procurada pela CENARIUM, a assessoria de comunicação da Basílica de Nazaré afirmou que não vai se manifestar sobre o assunto.