Falha em Belo Monte deixa Estados sem energia; Aneel cobra explicações

O apagão teria atingido principalmente o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste (Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Um problema na usina hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, desligou sete turbinas e deixou diversos Estados sem energia elétrica por cerca de 20 minutos, informou hoje a Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica). O apagão teria atingido principalmente o Norte, o Nordeste e o Centro-Oeste, segundo relatos de moradores nas redes sociais, mas também o Sudeste.

Procurada pelo UOL, a Enel Brasil confirmou que São Paulo, Rio de Janeiro e Goiás foram afetados pelo corte na luz. De acordo com a distribuidora, uma “perturbação” no SIN (Sistema Interligado Nacional) interrompeu o fornecimento de energia “em algumas regiões” de suas áreas de concessão nesses estados “entre 11h26 e 11h39 de hoje”, mas a situação já foi normalizada.

Segundo publicado pela Folha de S.Paulo, o problema também chegou a Minas Gerais e Espírito Santo. Em nota, a Aneel disse que já enviou um ofício à BMTE (Belo Monte Transmissora de Energia) pedindo explicações sobre o ocorrido. O problema teria afetado um bipolo do sistema de transmissão da usina, e levou a um corte de carga de 3,4 mil MW no SIN.

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Ao todo, foram registradas duas ocorrências. A primeira, em 11h06, desligou o Polo 1 do Elo CC 800 kV Xingu/Estreito, que, de acordo com informações preliminares do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), estava transmitindo 1.996 MW. O problema sobrecarregou outros polos do sistema de transmissão associado à Belo Monte, mas sem causar danos ao Sistema Interligado.

Mas 20 minutos depois, às 11h26, ainda com o Polo 1 inativo, houve o desligamento do Polo 2 do mesmo sistema, que transmitia 1.983 MW. Foi este segundo problema que teria causado sobrecarga no Elo CC Xingu/Terminal Rio, sendo necessário desligar 6 unidades geradoras de Belo Monte. O apagão em alguns estados seria consequência disso.

“No ofício, a Aneel estabelece 1 dia de prazo, a contar do recebimento do documento, para a concessionária apresentar esclarecimentos acerca da ocorrência e as medidas que estão sendo adotadas para solucionar o problema e evitar a reincidências dos acontecimentos”, acrescentou a agência. O UOL procurou o ONS para pedir mais informações sobre o caso e aguarda retorno.

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