FAS lança livro que conta trajetória de programa de pagamento a famílias ribeirinhas por serviços ambientais

Programa Bolsa Floresta: trajetória, lições e desafios de uma política pública inovadora para a Amazônia (Rodolfo Pongelupe)

Guilherme Oliveira – Revista Cenarium

MANAUS – Há quase 15 anos, a Fundação Amazônia Sustentável (FAS) põe em prática o Programa Bolsa Floresta (PBL) destinado a famílias moradoras ou usuárias de 16 Unidades de Conservação (UCs) no Amazonas. O projeto consiste em uma bonificação por serviços ambientais. Para compartilhar os frutos do trabalho desenvolvido e evidenciar os percalços encontrados no desenvolver da ação, a FAS lançou um livro para divulgar a atuação do maior programa de pagamento de serviços ambientais em florestas tropicais do mundo. A obra é resultado de mais de 970 oficinas de planejamento participativo realizadas entre 2008 e 2021.

Com o título “Programa Bolsa Floresta: trajetória, lições e desafios de uma política pública inovadora para a Amazônia”, a obra está organizada em quatro partes. Os capítulos discorrem temas como a origem do Bolsa Floresta; evolução do programa; conhecimentos adquiridos sobre as realidades socioambientais nas UCs atendidas; e perspectivas de novos caminhos de políticas públicas para o desenvolvimento sustentável.

PUBLICIDADE

Como nasceu

Desde a criação até os dias atuais, o programa beneficia, anualmente, em dinheiro, mais de 37 mil pessoas. Cerca de 9 mil famílias, em 582 comunidades, são auxiliadas pelo PBL. Os beneficiários são voluntários vinculados à participação em oficinas de capacitação em mudanças climáticas e serviços ambientais, além da não abertura de novas áreas de roçado em florestas nativas.

Como recompensar os guardiões da floresta pelos benefícios gerados ao Brasil e ao planeta pelos ecossistemas que protegem? Como reverter uma injustiça climática, em que os que são menos responsáveis pelas mudanças do clima são os mais afetados? Estas são as indagações levantadas pelos idealizadores do projeto no momento da concepção do programa e que reaparecem no corpo do livro recém-lançado como forma de relembrar as principais motivações da ação.

Perspectivas para o Amazonas

De acordo com depoimento do superintendente-geral da FAS, Virgilio Viana, o objetivo foi “conceber um programa inovador dentro do contexto de logística amazônica, com capacidade de engajar e mobilizar todos”. Segundo Viana, o desafio de manter a floresta em pé só viria a partir desse engajamento.

A expectativa é que o exemplar agregue ainda mais contribuições ao êxito da expansão do programa no Estado. “Esperamos que isso garanta um futuro ainda mais exitoso. Afinal, trata-se do maior programa de pagamento de serviços ambientais em florestas tropicais do mundo e o mais bem avaliado internacionalmente. Esperamos que este livro contribua para esse futuro, como um registro de um período fundamental da história do programa”, afirmou o superintendente.

Unidos pela Amazônia

No segmento dos agradecimentos, o programa fomenta gratidão pelo apoio do Governo do Estado do Amazonas e demais parceiros, dos profissionais da FAS que se comprometeram a chegar à Amazônia profunda para cuidar de quem cuida da floresta e, primordialmente, às famílias beneficiadas, que “mostram que a floresta vale mais em pé do que derrubada e que se pode associar melhoria de qualidade de vida à conservação da biodiversidade da Amazônia”.

O PBL é uma ramificação do Programa Floresta em Pé (PFP/FAZ) voltado para a geração de renda, empreendedorismo, infraestrutura comunitária e empoderamento de comunidades amazonenses. A partir do projeto, os beneficiários têm acesso a ações complementares nas áreas de geração de renda, melhoria da infraestrutura comunitária e empoderamento das associações.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização sem fins lucrativos que dissemina e implementa conhecimentos sobre desenvolvimento sustentável. Desse modo, contribui para a conservação da Amazônia e atua com projetos voltados à educação, empreendedorismo, turismo sustentável, inovação, saúde e outras áreas. Por meio da valorização da floresta e a sociobiodiversidade, a Fundação desenvolve trabalhos que promovem a melhoria da qualidade de vida de comunidades ribeirinhas, indígenas e periféricas da Amazônia.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.