FAS participa de encontro em Paris para discutir justiça climática, foco da COP30


Por: Cenarium*

28 de abril de 2025
FAS participa de encontro em Paris para discutir justiça climática, foco da COP30
A ChangeNOW é considerada uma das maiores feiras globais de soluções para o planeta (Reprodução/Letícia Cunha)

MANAUS (AM) – A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) participou nesta sexta-feira (25) da ChangeNOW, considerada uma das maiores feiras globais de soluções para o planeta, realizada em Paris, na França. Durante a sessão especial “COP30 and Beyond: The Amazon as the Centre of the World”, o superintendente geral da FAS, Virgilio Viana, destacou a importância de mobilizar a sociedade global em torno da justiça climática, um dos temas centrais da próxima Conferência das Partes da ONU sobre mudanças climáticas (COP30), que será realizada no Brasil em 2025.

“Esse debate afeta todas as sociedades de todos os países no mundo inteiro. Nós temos desigualdades em todos os países, infelizmente. Isso não ocorre apenas nos países em desenvolvimento e mais pobres. Na Europa há desigualdade também, que vem aumentando”, afirmou.

Virgilio também destacou que a questão da justiça climática envolve dimensões éticas e econômicas. “As pessoas mais afetadas são as que menos causaram problemas, pois gastaram menos combustíveis fósseis. E são as mais vulneráveis, porque suas contas bancárias são menores e moram em lugares mais atingidos por eventos climáticos extremos”.

Belém, capital do Pará, vai sediar COP30 (Alexandre Costa/Agência Pará)

A sessão também contou com a participação de Ana Toni, secretária executiva da COP30 que enfatizou a urgência na tomada de decisões durante a Conferência das Partes. “Nossas conversas na França reforçaram que o combate à mudança do clima exige ação coletiva, rápida e que envolva toda a sociedade e setores econômicos. A COP30 será decisiva, e estamos trabalhando para garantir avanços concretos.”

O painel também reuniu outros importantes líderes e ativistas, como Helena Gualinga, Esmeralda de Rethe, Santi Lefebvre, Jonathan Jennings, João Pedro Braga e Olimpia Giusti. A participação da FAS no evento reforça o compromisso da instituição com a defesa da Amazônia e a promoção de ações concretas para um futuro mais justo e sustentável.

Sobre a FAS

A Fundação Amazônia Sustentável (FAS) é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia. Sua missão é contribuir para a conservação do bioma, para a melhoria da qualidade de vida das populações da Amazônia e valorização da floresta em pé e de sua biodiversidade. Com 17 anos de atuação, a instituição tem números de destaque, como o aumento de 202% na renda média de milhares famílias beneficiadas e a queda de 39% no desmatamento em áreas atendidas.

Leia mais: Mais de 100 países apresentam metas climáticas antes da COP30 em Belém
(*) Com informações da FAS

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.