Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
18 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais
Com informações da AH

Durante um trabalho de recuperação de terras, um fazendeiro descobriu algo muito impressionante em seu terreno, localizado na Península de Dingle, na Irlanda. Como noticiou a RTÉ Ireland, ele se deparou com uma tumba muito antiga e curiosa.

O agricultor encontrou uma grande laje de pedra e a levantou, revelando a câmara funerária, e, mais tarde, uma subcâmara que pode ser sua frente. Devido à descoberta única, ele convocou arqueólogos do Serviço de Monumentos Nacionais e do Museu Nacional da Irlanda.

“Dada a sua localização, orientação e a existência da grande laje, o seu pensamento inicial é que este é um túmulo da Idade do Bronze”, disse o arqueólogo Mícheál Ó Coileáin. “Mas o desenho desta tumba em particular não é como nenhum dos outros cemitérios da Idade do Bronze que temos aqui”.

Tumba encontrada em um terreno na Irlanda (Divulgação/RTÉ Ireland)
Tumba encontrada em um terreno na Irlanda (Divulgação/RTÉ Ireland)

Para os pesquisadores, essa é uma tumba “altamente incomum” devido a características que não estão presentes na maioria dos túmulos que remontam a esse período. Principalmente devido a esse motivo, os especialistas ainda estudarão o local para entendê-lo melhor.

“Esta tumba parece estar completamente intacta e em seu estado original e contém restos humanos”, disse o arqueólogo Breandán Ó Cíobháin. “Isso é muito raro. É um achado extremamente significativo, pois a estrutura original foi preservada e não sofreu interferência, como pode ter ocorrido no caso de outra tumba descoberta”.

O especialista acredita ainda que a descoberta arqueológica pode trazer novas informações importantes sobre ritos funerários durante a pré-história, visto que a tumba encontrada apresenta características únicas, nunca antes vistas. 

COMENTÁRIOS

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.