Febre do Nilo chega à Espanha e 38 pessoas testam positivo ao vírus

A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex, o pernilongo (Getty Images)

Da Revista Cenarium*

A Espanha enfrenta uma nova crise sanitária com a chegada de uma onda de infecções por um vírus que ressurgiu recentemente na região de Andaluzia. Ao todo, 38 pessoas se contagiaram com a Febre do Nilo Ocidental, cujos sintomas são semelhantes aos da gripe (febre, dores musculares e dor de cabeça). A doença é transmitida pela picada de mosquitos infectados, principalmente do gênero Culex, o pernilongo.

Especialistas afirmam que casos extremos da doença podem ocasionar em tremores e encefalite, uma inflamação do cérebro. As principais vítimas são idosos e portadores de doenças crônicas, como diabetes. As informações são das revistas “Veja” e “Maire Claire”.

PUBLICIDADE

Até esta sexta-feira, 21, sete pessoas foram internados em Unidade de Terapia Intensiva (UTI) no país com os sintomas da enfermidade, que podem variar muito em cada pessoa de acordo com o nível de gravidade da doença. Duas pessoas morreram, uma mulher de 85 anos e um homem de 77. O temor dos epidemiologistas do país é de que a doença possa se alastrar pela Península Ibérica, podendo chegar a Portugal.

Sem registros no Brasil

No Brasil ainda não há nenhum caso da Febre do Nilo Ocidental e, de acordo com o site do Ministério da Saúde, ela é uma infecção viral assim como dengue, zika, chikungunya e a febre do Mayaro. Os fatores de risco estão relacionados à presença do ser humano em áreas rurais e silvestres que contenham o mosquito infectado e que, por ventura, venha a picar estes seres humanos.

O vírus foi descoberto em 1937, em Uganda, e é transmitido por aves e infecta os humanos através da picada do mosquito. Há registro do vírus na África, Ásia, Europa e Austrália. Os atribuídos a especialistas em Sevilha possivelmente à migração de aves contaminadas.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.