Federação decide lançar pré-candidato do PT para Prefeitura de Cuiabá
07 de junho de 2024

Davi Vittorazzi — Da Revista Cenarium
CUIABÁ (MT) — Já escolhido pela Direção do PT Nacional, o deputado estadual Lúdio Cabral (PT) recebeu a chancela da Federação Brasil da Esperança, formada pelo PT, PV e PCdoB, como pré-candidato nas eleições de 2024 para a Prefeitura de Cuiabá. A decisão foi anunciada no dia 31 de maio.
O impasse na federação estava entre o deputado e o atual vice-prefeito da capital, José Roberto Stopa (PV). No entanto, durante a reunião desta sexta, Stopa decidiu abdicar de concorrer ao pleito e apoiar o Lúdio, conforme a presidente da Federação, Lane Costa (PCdoB).
Nos bastidores da política, a decisão só foi tomada após a articulação do ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro (PSD), que também esteve na reunião que confirmou o nome do deputado. Na semana passada, o ministro se reuniu individualmente com os dois então pré-candidatos da federação.
“Hoje eu estou muito feliz e honrando, com a responsabilidade multiplicada ao receber o apoio do Stopa”, disse o deputado. Segundo ele, a partir deste momento, buscará ampliar as alianças com outros partidos, entidades e profissionais.

“Mais do que fazermos campanha juntos, temos o compromisso de governar conjuntamente para resolver os problemas da nossa cidade”, disse. “Se tem algo que, talvez, justifique a indicação do meu nome, é que Cuiabá tem hoje como principal problema a saúde pública. E eu construí uma trajetória de 27 anos de cuidado da população em Cuiabá na saúde”, completou o deputado em coletiva de imprensa.
Lúdio Cabral é médico e foi eleito ao primeiro mandato na política como vereador de Cuiabá em 2004. Na eleição seguinte, ele se reelegeu na Câmara. Depois, chegou ao segundo turno à prefeitura e ao também governo do estado, mas não foi eleito em nenhuma das tentativas ao Executivo Municipal e Estadual. Ele está no segundo mandato com deputado estadual e foi o candidato mais votado em Cuiabá nas últimas eleições, com 47.533 votos.
Outros pré-candidatos já confirmados são o presidente da Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT), Eduardo Botelho, pelo União Brasil, que também tem o apoio do governador Mauro Mendes, e o deputado federal pelo PL, Abílio Brunini, que segue a linha bolsonarista.
Leia mais: Vereadora cassada em Cuiabá afirma ser vítima de ‘linchamento moral’
Editado por Aldizangela Brito