Feira de Artesanato Indígena impulsiona trabalho de artesãos para o fluxo turístico nos municípios do AM

Festividade encerra neste domingo, 3 (Amaury Moraes/FEI)

Com informações da assessoria

MANAUS – Promovida pela Fundação Estadual do Índio (FEI), do Governo do Amazonas, em parceria com a Prefeitura municipal de Rio Preto da Eva (distante 57 quilômetros de Manaus), a 1ª edição da Feira de Artesanato Indígena é a oportunidade de espalhar a cultura indígena dos artesãos locais.

De acordo com o diretor-presidente da FEI, Zenilton Mura, o itinerário de realizações dos próximos locais a receber a feira é a oportunidade de cada região do Amazonas exaltar sua especialidade artesã.

PUBLICIDADE

“Esperamos levar para outros municípios a feira, que poderá expor, de cada parente do Amazonas, a sua especialidade do artesanato. De município em município as comunidades e aldeias indígenas possuem seu segmento forte de artesanato, isso pode impulsionar na valorização e no conhecimento de cada trabalho manual que exalta nossa cultura”, comentou.

O itinerário de realizações dos próximos locais a receber a feira é a oportunidade de cada região do Amazonas exaltar sua especialidade artesã (Amaury Moraes/FEI)

A feira do artesanato realizada no município de Rio Preto da Eva, na Feira da Piscicultura, também acontece neste fim de semana, com diversos produtos e materiais produzidos por artesãos locais.

A indígena Marlene Baniwa declara que a chegada do evento no interior do Amazonas é a chance de mostrarem o cuidado e dedicação que os povos indígenas têm em produzir o material criado de matérias-primas 100% naturais e feitos à mão.

“No nosso próprio Estado, sentimos uma certa falta de demandas para vender os produtos, mas, para o restante do Brasil, atendemos solicitações de produtos dos clientes de outros Estados, que deveriam estar presente no nosso cotidiano. A feira é a oportunidade de mostrar o nosso trabalho e fortalecer uma cultura e conhecimento que, talvez, muitos amazonenses não conhecem e, também, os turistas que temos recebido nesta feira”, disse.

A festividade encerra-se neste domingo, 3, e conta com produtos como cestos, colares, pulseiras e até mesmo remédios naturais feitos a partir de plantas medicinais presentes na cultura indígena.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.