Participe do nosso grupo no Whatsapp Participe do nosso grupo no Telegram
10 de maio de 2021

Dólar

Euro

Manaus
23oC  29oC
Acompanhe nossas redes sociais

Com informações da assessoria

MANAUS – O evento que marca a abertura dos festejos juninos do Boi Garantido, conhecido como “Alvorada do Boi Garantido”, irá acontecer esse ano de forma virtual. A festa acontece no dia 30 de abril para o dia 1° de maio e marca a arrancada do “Boi da Baixa” rumo a mais uma disputa na arena. Aqueles que quiserem conferir podem acessar via: TV A Crítica e canal Garantido no YouTube e Facebook, a partir das 23h.

Projetado para ser um encontro emocional com a torcida e os itens que compõem o elenco de artistas do boi, a iniciativa irá possibilitar a realização de uma live que pode adentrar a madrugada no melhor que o Garantido pode oferecer: sua história e tradição. A festa tem hora para começar mas, não tem hora para acabar, dizem seus organizadores.

“Projetamos algo para durar 2h30, mas, pela empolgação do público, talvez tenhamos que ampliar”, explicou o presidente do Garantido, Antônio Andrade. Para o gestor, o fato de o festival não acontecer há dois anos, indica que a vontade popular pode prevalecer e ditar os rumos da live. “Se o povo vermelho estiver sintonizado e o feedback for bom, não têm porque não prosseguir”, adiantou Antônio.

Realização do evento “Festa do Alvorada” (Reprodução/Assessoria)

Vazão de ideias

Impossibilitado de produzir espetáculo de arena, o Boi Garantido procura dar vazão a ideias que possam resultar em dividendos para seus artistas. “Sei que não podemos realizar grandes eventos aglomerativos, mas, isso não nos impede de criar iniciativas e alternativas para fazer girar a roda da economia para os nossos artistas”, destacou Antônio.

Para manter o clima de festa popular, a direção do Boi Garantido escalou o experiente produtor Jorge Kennedy para dirigir o evento. A ideia foi captar os sentimentos e emoções de “casas” que seriam “visitadas” pelo Garantido na noite da Alvorada. “Montamos cenários, retratando casas que seriam visitadas pelo boi na noite da Alvorada. Esses locais nao seguem o itinerário do que seria o evento na rua, mas, são uma rota emocional identificada com a historia do Garantindo”, sintetizou Kennedy.

De acordo com o produtor, a cada casa uma emoção. “Não seguimos o roteiro de ruas no que seria a ‘Alvorada’ normal. Optamos por escolher torcedores símbolos. Visitamos a casa do Braulino, compositor de ‘Tic Tic Tac’, a casa da Maria Célia Valente, torcedora histórica do boi. A casa do Emerson Maia enfim, um roteiro sensível à memória afetiva do Garantido”, explicou o produtor.

Na casa dos Faria

Um dos momentos mais significativos para o registro da live “Festa da Alvorada”, foi a entrevista com Zezinho Faria, Antônio Faria, irmãos do agora saudoso apresentador Paulinho Faria. Além deles o sobrinho João Paulo Faria também prestou homenagens ao tio. Paulinho sucumbiu à Covid-19, mas deixou um legado. A criação da Alvorada é mais uma das contribuições de Paulinho, à festa parintinense.

“Meu tio foi um baluarte. Um esteio cultural do Garantido. Muito do que o Garantido é, se deve à criatividade de Paulinho Faria”, apontou João Paulo Faria, atual Amo do Boi Garantido.

Outras casas

Além de visitar torcedores de renome, o boi Garantido fez questão de visitar torcedores que há a muito estão quase que relegados ao esquecimento. Estes também são história viva do Garantido. “Visitar a família do Zomar (antigo batuqueiro), Maria Célia Valente (umas das comadres do boi) se faz necessário. Isso é a história viva”, finalizou o apresentador Israel Paulain.

O que é a Festa da Alvorada ?

A “Festa da Alvorada” é um evento que reúne de 20 a 30 mil pessoas nas ruas de uma cidade de 120 mil habitantes. Esse é o evento que marca a abertura junina do Boi Garantido, um dos ícones do Festival Folclórico de Parintins, no Amazonas.

A festa é uma tradição herdada dos tempos em que o Boi Garantido amanhecia nas ruas da cidade nos anos 1930, 1940, 1950. Depois da farra era hora de voltar para o curral da “fazenda do Boi-Bumbá Garantido”.

Nos anos 1970, os irmãos Paulinho Faria e o artista plástico Jair Mendes, resolveram fazer o movimento inverso: ao invés de voltar para o curral, a ideia era acordar a cidade ao som dos tambores e das toadas do folguedo junino do Boi Garantido.

Nascia assim aquilo que para os parintinenses é o marco da folia popular do Boi-Bumbá amazônico e a arrancada da folia bovina do festival de Parintins: a Festa da Alvorada, com direito a trio elétrico (potente carro de som), batucada (percussão), cantores de toada e uma multidão nas ruas. Até o sol raiar.

Formato 2021

Por conta da pandemia, a Festa da Alvorada será no formato live. Terá início às 23h do dia 30 de abril até a 1h30 (o horário pode se estender segundo a organização) do dia 01 de maio. Será dividida em quatro blocos ao vivo e cinco blocos gravados. Perfazendo nove intervalos durante as 2h30 de apresentação.

O evento contará com a participação dos itens oficiais, incluindo os levantadores de toada: David Assayag. Edilson Santana. Sebastião Jr. e Márcia Siqueira. Todos os protocolos de segurança como distanciamento, uso do álcool em gel, máscaras e higienização de equipamentos como microfones, por exemplo, serão adotados.