Festa de São Pedro: pandemia interrompe tradicional procissão de fiéis em Manaus

Oficialmente, a tradicional procissão marítima em comemoração ao dia do santo, é realizada em todo o País desde 1929. (Ricardo Oliveira/Revista Cenarium)

Luciana Bezerra – Da Revista Cenarium*

Manaus – Em decorrência da pandemia do novo Coronavírus, a tradicional procissão em homenagem ao padroeiro dos pescadores, São Pedro, foi interrompida em Manaus, nesta segunda-feira, 29. Oficialmente, a tradicional procissão marítima em comemoração ao dia do santo, é realizada em todo o País desde 1929.

O Papa Francisco presidiu, nesta segunda-feira, à missa da solenidade de São Pedro e São Paulo, com participação reduzida a cerca de uma centena de pessoas, no Vaticano, e pediu uma Igreja unida, sem sede de poder nem de riqueza.

PUBLICIDADE

Durante a celebração, o Papa abençoou os pálios que serão entregues aos arcebispos metropolitas nomeados no decorrer do último ano, incluindo cinco dioceses lusófonas: Díli, em Timor-Leste, e quatro brasileiras – São Salvador da Bahia, Vitória da Conquista, Santarém e Manaus.

O Papa sublinhou que São Pedro e São Paulo eram “duas pessoas muito diferentes” que souberam viver como irmãos numa fase “crítica” para a Igreja Católica, pouco depois de ter nascido.

(Reprodução/Internet)

Em Manaus, a tradicional procissão fluvial será realizada em uma pequena lancha, de acordo com o arcebispo de Manaus, Dom Leonardo Steiner, acompanhado do Padre Amarildo Luciano, que vai conduzir um quadro de São Pedro, saindo do Porto da Panair, às 16h, e vai percorrer a orla da cidade, a Ponte Rio Negro, o Porto Chibatão e retornará para o ponto de partida por volta das 18h. 

Este ano, não haverá a balsa com a presença dos fiéis, no entanto, a programação será transmitida ao vivo através da TV e Radio Encontro das Águas e Rádio Rio Mar FM 103,5 e pelas redes sociais da Arquidiocese de Manaus. 

No retorno, por volta das 18 h, haverá a Missa em homenagem à São Pedro, na Igreja Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Educandos, com transmissão pela Rádio Rio Mar e pelo Facebook da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro.

A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 9º Distrito Naval, informou que a Capitania Fluvial da Amazônia Ocidental (CFAOC) orientou a Arquidiocese de Manaus sobre o cumprimento das normas marítimas, para a realização da 71ª Procissão Fluvial de São Pedro.

Durante o trajeto, embarcações da CFAOC vão acompanhar a lancha que levará o quadro histórico de São Pedro, para garantir a segurança da navegação e a salvaguarda dos religiosos.

A história cristã

São Pedro foi o primeiro a ser chamado por Jesus, com seu irmão André (Lc 6,14), para serem seus discípulos. Jesus o convidou para deixar o barco na praia, ir caminhar com Ele, pois o faria pescador de homens.

Pedro prontamente deixou tudo e passou a caminhar com Jesus. Foi o primeiro a professar a fé no Cristo, quando disse: ‘Eu sei que tu és o Messias, o filho do Deus vivo’ (Mt 16,16) – sobre esse testemunho de fé, Jesus edificou sua Igreja. Pedro foi morto e crucificado de cabeça para baixo.

(*) Com informações do Vaticano

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.