7 de março de 2021

Mencius Melo – Da Revista Cenarium

MANAUS – Um dos mais incensados eventos de teatro do Norte do Brasil entra em ritmo de adaptação. O Breves Cenas de Teatro será no formato podcast este ano. As inscrições são gratuitas e encerram na próxima sexta-feira, 2. A ideia traz a essência das novelas de rádio ou radioteatro, formatos artísticos que estão nos primórdios da história do rádio no Brasil.

A novidade vem na esteira dos projetos que estão se adaptando em meio à realidade da pandemia, que encolheu o mercado de arte. De acordo com o produtor Dyego M, essa é a proposta. “Isso faz parte das referências de criação desta edição. O radioteatro e a radionovela foram muito explorados no passado, onde o rádio era o principal canal de comunicação”, recordou.

O Breves Cenas possui um longo portfólio de serviços prestados ao teatro brasileiro no norte do País (Reprodução/ Ingrid Anne)

O produtor e criador do Breves Cenas explica que, apesar do tempo, a radionovela não deixou de existir, pelo contrário, se adaptou. “Aos poucos essa prática foi ganhando outras formas, mas ainda pode ser uma linguagem muito potente, principalmente na contemporaneidade, onde temos mais recursos e novas tecnologias para produzir”, observou Dyego.

Sem saudosismos

Mesmo pegando carona na referência, Dyego M não é saudosista. “O Breves Cenas em podcast se aproxima do radioteatro, não com um tom saudosista, mas como uma referência forte de criação e com total presença para influenciar nas produções das cenas dessa edição, ampliando assim a criação e experimentação para novas formas de se conectar com o teatro”, contextualizou.

De acordo com Dyego M, realizar em podcast aguça as criações. “Estamos estimulando pesquisas e criações inéditas no formato de cena curta, mas que neste momento de isolamento busquem uma relação de elementos tão fortes e fundamentais do teatro, como a palavra, a escuta e a dramaturgia”, sintetizou.

“Estamos buscando produzir peças sonoras, experimentos sônicos que podem ser uma experiência incrível tanto para o público quanto para os artistas envolvidos no Festival. O podcast pode ser uma plataforma incrível para experimentos e criações de novas dramaturgias, e de novas maneiras de se contar uma boa história”, adiantou Dyego M.

Atores durante apresentação que agora vão no formato podcast (Reprodução/ Ingrid Anne)

Estrada

Consolidado entre os principais festivais da região Norte com projeção nacional, o Breves Cenas de Teatro comemora 10 anos de sucesso em 2021. Por conta da pandemia, será realizado em formato inédito este ano. Para participar, os candidatos devem acessar o endereço www.brevescenas.com.br, ler o regulamento e preencher o formulário online disponível no site.

Entre os itens exigidos na inscrição, os interessados devem apresentar uma proposta de cena curta, que tenha no mínimo 4 minutos e 59 segundos e no máximo 12 minutos e 31 segundos, e que seja inédita no formato sonoro de podcast. “As obras podem já existir como espetáculos de teatro ou de outras linguagens, mas nunca terem sido produzidas e estreadas no formato de podcast”, explicou M.

Dyego reforçou que, para se inscrever, basta os participantes apresentarem por escrito sua criação cênica, ou seja, não é necessário produzir o áudio nesse momento inicial das inscrições. Em caso de dúvidas ou outras informações, os interessados podem entrar em contato pelo e-mail [email protected] e pelas redes sociais oficiais do Breves Cenas (@brevescenas) com Instagram, Twitter e Facebook.