‘Festival Delas’: evento reúne mulheres caboclas amazônidas para partilhar conhecimento e vivências

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS — Em uma viagem especial por histórias inspiradoras, o “Festival Delas – O que é que a ‘Caboca’ tem?” reúne mulheres amazônidas e as coloca como protagonistas das próprias narrativas para compartilhar conhecimento e vivência. A iniciativa, exibida em cinco episódios disponíveis de forma online no YouTube, aborda a pluralidade e a origem de personagens caboclas, indígenas, ribeirinhas, negras, mestiças e seringueiras da região.

Veja também: Empresária da favela cria calcinha para mulheres trans; ‘fácil de vestir e confortável’

“O Festival Delas é um evento de artes integradas para falar da pluralidade das mulheres amazônida, a cabocla, a indígena, a negra, a mestiça, a seringueira, a ribeirinha e tantas outras mulheres incríveis que estarão em cena compartilhando conhecimento e também suas vivências inspiradoras”, destacou a jornalista Emilli Sousa, que coordena e apresenta o festival.

O evento estreou em 27 de abril com a participação da historiadora Cleide Blackman, a comunicadora e cientista social Betânia Avelar, a cantora Isabela Lima e a atriz Teo Nascimento, que debateram a temática “Mulheres na História da Amazônia”. Os novos episódios vão ao ar nesta quarta-feira, 4, e nos dias 11, 18 e 25 de maio deste ano.

Com o tema “Mulher Indígena: Identidade, visibilidade e território”, o segundo episódio vai ao ar nesta quarta-feira, 4, a partir das 19h30 (horário de Rondônia). Participam do debate a professora, escritora e intérprete de Libras Núbia Sussuarana, a pesquisadora, educadora e artista visual Déba Tacana e o grupo musical Meninas da Amazônia, composto por crianças e adolescentes da comunidade Gleba Maravilha, interior de Porto Velho, em Rondônia.

Além delas, estarão presentes a jornalista Luciene Kaxinawá e as ativistas indígenas Txai Suruí e Pi Suruí. Os nomes dos convidados dos próximos episódios serão divulgados nas próximas semanas.

Festival Delas

O “Festival Delas – O que é que a ‘caboca’ tem?” é um projeto contemplado pela Lei federal 14.017/2020 (Lei Aldir Blanc), por meio do edital nº 32/2021/Sejucel-Codec, 2ª edição Pacaás Novos – Prêmio para difusão de festivais, mostras e feiras artístico-culturais — Prêmio de produção artístico-cultural para transmissões ao vivo/gravadas.

O edital tem por objetivo fomentar iniciativas coletivas de grupos ou segmentos culturais, de artistas, pesquisadores, produtores, comunidades artísticas, educadores e demais profissionais que realizam atividades no campo da arte, contribuindo para a inclusão social, o fortalecimento da cidadania e a efetivação dos direitos culturais no Estado de Rondônia.

Além disso, a iniciativa busca proporcionar a realização de atividades em plataformas digitais e/ou streaming no formato de festivais, mostras e feiras nas linguagens da música, artes cênicas, artes visuais, artes integradas, cultura popular, manifestações tradicionais, audiovisual e expressões culturais, para os públicos adulto e infantil.

Confira o primeiro episódio do Festival Delas:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO