Festival promove intercâmbio cultural entre jovens indígenas e ribeirinhos da Amazônia

Festival além de divulgar as comunidades, ajuda jovens a se descobrirem como potenciais profissionais a médio prazo (Reprodução/Divulgação)

Mencius Melo – da Revista Cenarium

MANAUS – Um intercambio cultural, essa foi a proposta do ‘Festival Juventude’ promovido pela Fundação Amazonas Sustentável (FAS), na semana passada. O evento contou com a participação jovens indígenas e ribeirinhos de oito Núcleos de Conservação e Sustentabilidade (NCS), localizados em Unidades de Conservação (UCs) do Estado.

O evento foi transmitido pelos canais do YouTube e do Facebook da FAS. Além da versão digital, o evento ainda contou a versão presencial já que quatro jovens participaram de uma roda de bate-papo com a jornalista Marcela Rosa. Na conversa, os adolescentes apresentaram vídeos produzidos nas comunidades dentro dos projetos ‘Repórteres da Floresta’ e ‘Práticas Agroecológicas’.

PUBLICIDADE

Durante a conversação, Marcela Rosa, que possui 27 anos de atuação no mercado jornalístico amazonense, trocou experiencias com os jovens e se disse impressionada com o material apresentado. “Fiquei impressionada com a capacidade técnica deles, que fizeram vídeos muito bons, usando uma linguagem bem pensada e produzindo histórias contextualizadas com a Amazônia”, observou a jornalista.

Para se expressar melhor

Filha do povo Kambeba, Thainara da Cruz relatou que projetos como o ‘Repórter da Floresta’ ajudam a divulgar a produção artesanal da comunidade e ainda reforçam a autoestima dos jovens na busca por personalidade e quem sabe, uma profissão. “Além disso, ajudou a me expressar melhor e como ‘repórter da floresta’ posso ajudar ainda mais a divulgar o trabalho da minha comunidade”, declarou a jovem.

Outra também a destacar o papel das inciativas junto à juventude foi Michele Oliveira. Após participar do ‘Repórteres da Floresta’, ele tomou coragem para publicar seus vídeos de maquiagem. “Meu sonho é ser maquiadora profissional e uma youtuber reconhecida pelas pessoas, e sei que tenho como fazer meu sonho acontecer me aperfeiçoando cada vez mais”, revelou a futura youtuber.

Anderson Matos, coordenador do Programa de Educação para a Sustentabilidade da FAS, comemorou. “Isso contribui muito para os sonhos de vida dos jovens, porque é isso que a gente busca para nossos projetos. É desenvolver os adolescentes e dar oportunidade, e espaço para eles”, contextualizou. Para ele agora, é pensar o próximo. “O Festival conectou as pessoas, com muito aprendizado e isso fortalece a gente para as ações de 2021”, finalizou.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.