Filha de Chico Mendes pede a Lula veto do PL 2159/2021


Por: Fabyo Cruz

24 de julho de 2025
Filha de Chico Mendes pede a Lula veto do PL 2159/2021
Angela Mendes participou do Global Citizen NOW: Amazônia, em Belém (Foto: Pedro Vilela/ Global Citizen)

BELÉM (PA) – Angela Mendes – filha do líder seringueiro Chico Mendes e presidente do comitê que leva o nome do pai – esteve em Belém (PA), nesta quinta-feira, 24, para participar do Global Citizen NOW: Amazônia. Em entrevista à CENARIUM, ela fez duras críticas ao Projeto de Lei 2.159/2021, aprovado pela Câmara dos Deputados na semana passada. Classificado por ambientalistas como “PL da Devastação”, a proposta flexibiliza o licenciamento ambiental no Brasil e agora aguarda a decisão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para sancionar ou vetar o texto.

De acordo com Angela, a proposta impulsiona a devastação da Amazônia e tem potencial para potencializa a violência contra as populações que vivem na região “Não tem dúvidas de que o PL 2159 realmente promove a devastação da Amazônia. Ele potencializa a violência sobre os povos, porque ele traz muito essa sensação de impunidade”, afirmou Angela à reportagem.

Para a ambientalista, “parece que ele [PL 2159] dá um sinal verde para a violência, para a violação dos direitos humanos, para que o avanço sobre os territórios se potencialize”. E ela desabafa: “Eu vejo o PL da Devastação como esse grande sinal, sabe? Infelizmente, a gente vive tempos de retrocessos gigantescos”.

Angela Mendes prevê retrocessos caso o PL seja sancionado (Foto: Pedro Vilela/Getty Images for Global Citizen)

Segundo Angela, o Congresso Nacional precisa passar por uma transformação urgente. “A gente precisa, de fato, fazer uma transição desse Congresso. Não é mais possível a gente ter uma bancada dessas, que defende interesses tão criminosos, porque isso é um crime. Quem vota, quem aprova esse PL também é criminoso, porque está instituindo o nosso futuro. Está contaminando, está comprometendo o nosso presente, mas está garantindo que as próximas gerações não tenham futuro”, alertou.

Questionada sobre a expectativa em relação à decisão presidencial, Angela foi enfática ao pedir o veto. “A minha carteirinha de petista me faz pedir ‘não’, exigir que o presidente Lula vete esse projeto. A gente sabe que é só um passo, e que lá na frente esse veto pode cair. Pode chegar ao STF. Mas peço também que, onde quer que esse PL tenha que passar, que ele seja revisto com a sensibilidade que o momento exige. A Amazônia voltou a ser palco de grandes violações de direitos humanos. Que a Constituição seja, de fato, respeitada”, disse.

Global Citizen NOW: Amazônia

O Global Citizen NOW: Amazônia foi realizado na Estação das Docas e reuniu lideranças indígenas, especialistas, representantes da sociedade civil e formuladores de políticas públicas. O evento é parte da agenda preparatória para a 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada em novembro deste ano na capital paraense.

A programação abordou três frentes prioritárias: mobilização de recursos para restaurar a floresta e garantir os direitos territoriais dos povos originários; transição energética justa com o abandono dos combustíveis fósseis; e financiamento climático pelos países mais emissores. A iniciativa também visa arrecadar US$ 1 bilhão até a conferência.

Leia mais: Relembre quem foi Chico Mendes, símbolo da luta pela Amazônia
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.