Filho de deputado do PL pode concorrer ao Governo do Pará em 2026


Por: Fabyo Cruz

27 de junho de 2025
Filho de deputado do PL pode concorrer ao Governo do Pará em 2026
O deputado Éder Mauro, o filho e o ex-presidente Jair Bolsonaro (Divulgação)

BELÉM (PA) – Com as articulações para as eleições de 2026 em curso, o Partido Liberal (PL) avalia lançar candidatura própria ao Governo do Pará. No centro das discussões internas da legenda está o nome do deputado estadual Rogério Barra, filho do deputado federal Delegado Éder Mauro, que pode se candidatar ao Senado Federal. A possibilidade surge em meio a divergências dentro da direita paraense, especialmente após movimentos de aproximação entre aliados do presidente Lula (PT) e lideranças locais que antes orbitavam o bolsonarismo.

O plano inicial do PL era apoiar o prefeito de Ananindeua, Daniel Santos (PSB), que esteve ao lado do partido nas eleições municipais de 2024. No entanto, segundo fonte ligada à sigla, a recente aproximação entre Daniel, o senador Zequinha Marinho (Podemos) e o governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), pré-candidato à Presidência da República, gerou desconforto entre os bolsonaristas. A avaliação é de que o grupo estaria se distanciando da pauta da direita e buscando uma via alternativa para 2026, o que enfraqueceria a candidatura presidencial do PL no Pará.

Rogério Barra e Éder Mauro participaram de manifestação pró-anistia em março de 2025 (Reprodução/Redes sociais)
PL avalia nomes

Nesse contexto, a legenda intensificou os debates sobre a necessidade de apresentar um nome mais alinhado ao bolsonarismo. Entre os cotados, estão Éder Mauro e Rogério Barra. Ambos foram testados em pesquisa do Instituto Paraná Pesquisas realizada entre os dias 21 e 24 de junho de 2025, com 1.542 eleitores em 60 municípios do estado.

Éder Mauro, que não é descartado para o governo estadual, apareceu como o nome mais competitivo do partido, com 30,5% das intenções de voto no principal cenário estimulado. Ele superou possíveis candidatos como Daniel Santos (29,1%), a candidata da situação Hana Ghassan (15,4%) e o petista Paulo Rocha (6,7%). O deputado federal teve desempenho superior entre homens e eleitores com ensino médio. Veja:

Pesquisa para Governo do Pará (Reprodução/Instituto Paraná Pesquisas)

Rogério Barra, por sua vez, foi testado em outro cenário e obteve 9,4% das intenções de voto. O resultado é considerado mediano, mas revela tração entre eleitores mais velhos e com menor escolaridade. Ainda assim, ele não aparece na pesquisa espontânea – quando o eleitor cita livremente um nome – o que evidencia seu menor grau de reconhecimento popular em relação ao pai.

Dados levantados a partir do perfil do eleitor (Foto: Reprodução/Instituto Paraná Pesquisas)

Na disputa pelo Senado, Éder Mauro também é destaque. Ele aparece com 40,1% das intenções de voto, atrás apenas do atual governador Helder Barbalho (45,3%), que ainda não confirmou se disputará o cargo. A pesquisa, com margem de erro de 2,5 pontos percentuais e 95% de confiança.

Pesquisa para o Senado (Foto: Reprodução/Reprodução/Instituto Paraná Pesquisas)
Perfil

Hugo Rogério Sarmanho Barra, de 41 anos, o Rogério Barra como é conhecido na política, se descreve em sua apresentação no site da Assembleia Legislativa do Pará (Alepa), como advogado e vice-presidente do Partido Liberal no Pará. Em 2022, foi eleito deputado estadual com 81.868 votos. “Rogério foi o quinto deputado mais votado no resultado geral das Eleições 2022 no Pará e o primeiro candidato sem mandato na lista dos que foram eleitos”, diz sua apresentação.

Leia mais: Helder Barbalho articula ida ao Senado e sucessão no Pará
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.