Filhote de onça-pintada é resgatado pela polícia ambiental de Roraima


Por: Lucas Thiago

05 de junho de 2025
Filhote de onça-pintada é resgatado pela polícia ambiental de Roraima
Filhote de onça-pintada foi resgatado no interior de Roraima (Foto: Reprodução | Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A Companhia Independente de Policiamento Ambiental de Roraima (Cipa) fez o resgate de um filhote de onça-pintada na terça-feira, 3, em uma propriedade rural localizada no município de Caroebe (RR), a 315 quilômetros de Boa Vista. De acordo com a equipe da Cipa, o felino foi inicialmente capturado por um agricultor, de 43 anos, que relatou ter encontrado o animal acuado pelos cães da propriedade.

Os policiais que fizeram o resgate informaram que a onça-pintada estava assustada, debilitada e com sinais de desnutrição. Em vídeo divulgado pelos militares nas redes sociais, o cabo Oliveira declarou que as equipes ambientais da PM-RR foram acionadas após um alerta de moradores da região onde o animal foi localizado. Eles percorreram cerca de 350 quilômetros pela estrada até a propriedade.

Um agricultor da Vicinal Três localizou o animal em sua propriedade. Diante disso, entrou em contato com o destacamento da Polícia Militar do município de Caroebe, informando que estava com o animal aos seus cuidados. Policiais da Cipa se deslocaram para o local e percorreram cerca de 350 quilômetros”, disse o militar.

O policial afirmou, ainda, o procedimento adotado no resgate do animal. “A guarnição conseguiu localizar o animal em um dos cômodos da propriedade. Depois de realizar a contenção do animal, foi iniciado o transporte de retorno até o Centro de Triagem de Animais Silvestres”, disse Oliveira. Veja vídeo:

Após o resgate, a onça foi transportada pelos militares em uma gaiola de contenção. Em Boa Vista, o animal foi encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

No local, o animal recebeu os cuidados necessários para a estabilização. Após o registro do caso, a PM-RR reforçou a importância de acionar os órgãos competentes ao encontrar animais silvestres fora de seu habitat.

Leia mais: Onça-pintada morre durante resgate no Amazonas
Editado por Jadson Lima

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.