Filtros de nanotecnologia garantem água limpa a povos da Amazônia


Por: Cenarium*

01 de setembro de 2025
Filtros de nanotecnologia garantem água limpa a povos da Amazônia
Distribuição de filtros de balde altamente especializados com monitoramento tecnológico a comunidades indígenas da Amazônia (Reprodução/Água é vida)

MANAUS (AM) – Diante dos diversos problemas ambientais que comprometem a pureza dos recursos hídricos na região amazônica, a instituição Água é Vida deu início à distribuição de filtros de balde altamente especializados com monitoramento tecnológico a comunidades indígenas da Amazônia. A iniciativa tem o objetivo de atender 23 territórios tradicionais nos Estados do Amazonas, Acre, Rondônia, Mato Grosso, Pará e Maranhão, com a expectativa de alcançar 8 mil famílias.

A ação foi desenvolvida pela Iniciativa Inter-religiosa pelas Florestas Tropicais – IRI Brasil, em parceria com a entidade filantrópica Água é Vida e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai/Ministério da Saúde), com recursos doados pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias. Os filtros adquiridos pelo projeto possuem uma membrana de ultrafiltracão que barra a passagem de micro-organismos e sedimentos, ajudando a minimizar um dos maiores problemas de saúde das comunidades, diarreias e doenças relacionadas à água.

Distribuição de filtros de balde (Reprodução/Água é vida)

A operação está na primeira fase e já conta com 8 mil filtros a serem distribuídos nas comunidades amazônicas. Com o trabalho em conjunto, as instituições esperam contribuir com o abastecimento de água potável nas regiões remotas da Amazônia e com a manutenção do recurso natural. “Levar água potável às aldeias é defender a vida e a dignidade. Este projeto une fé, ciência e ação concreta”, disse Carlos Vicente, coordenador nacional da IRI Brasil.

O filtro, permite que o projeto tenha acesso a dados demográficos das áreas atendidas, impactos à saúde e indicadores socioambientais das comunidades por meio de um QR Code e um aplicativo. As informações podem ajudar a criar políticas públicas e iniciativas de segurança hídrica. “Além de salvar vidas agora, os dados coletados vão ajudar o poder público a planejar soluções duradouras”, destacou Felipe Martins, integrante do ‘Água é Vida’.

Equipe da instituição Água é Vida distribuiu o filtro (Reprodução/Água é vida)

De acordo com um levantamento realizado pela plataforma InfoAmazonia, com base em dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden), nove em cada dez terras indígenas da Amazônia Legal foram atingidas pela seca em julho de 2024. Os problemas causados por eventos climáticos extremos dificultam o acesso à água potável nas regiões mais afastadas. Além disso, os rios da região sofrem com a contaminação provocada pela falta de saneamento básico e esgoto sem destinação adequada.

Água é Vida

A Organização Não Governamental está no Brasil desde 2015 e é oriunda de um trabalho consistente de assistência e apoio a populações indígenas, quilombolas e ribeirinhas. Em 2025, para facilitar o entendimento sobre os objetivos das ações, o projeto passou a se chamar ‘Água é Vida’, reforçando o seu compromisso em atender as comunidades da Amazônia brasileira com o apoio de parceiros locais.

Moradores receberam filtro de água (Reprodução/Água é vida)

Em 2024, a entidade entregou mais de 9,3 mil filtros de nanotecnologia a moradores de regiões remotas no Brasil, onde foi possível transformar água do rio em água potável. Com a chegada de novos parceiros institucionais, a ideia é adquirir mais filtros, atingindo a meta de 10 mil famílias beneficiadas e de atender mais comunidades onde não existe acesso ao recurso hídrico de qualidade. Dessa forma, o projeto pretende proporcionar justiça climática e ampliar a inclusão social nas regiões que sofrem com a precariedade dos sistemas de abastecimento.

(*) Com informações da Assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.