Fiocruz afasta suspeita de doença da ‘vaca louca’ em pacientes no RJ


11 de novembro de 2021
Fiocruz afasta suspeita de doença da ‘vaca louca’ em pacientes no RJ
Fundação afirma que suspeita é da forma esporádica da doença de Creutzfeldt-Jakob (Eric Gusmão/ Filipe Ronqui/TV Brasil)

Com informações da Agência Brasil

RIO DE JANEIRO – Após admitir que investigava dois casos suspeitos da doença da vaca louca no Rio de Janeiro, a Fundação Oswaldo Cruz  divulgou nota, na tarde desta quinta-feira, 11, afastando a possibilidade de que os pacientes estejam com Encefalopatia Espongiforme Bovina, nome científico da doença. De acordo com a nota, a suspeita é de que se trate, na verdade, da forma esporádica da Doença de Creutzfeldt-Jakob.

A nova informação diz que os aspectos clínicos e radiológicos são compatíveis com essa outra manifestação, que não tem relação com o consumo de carne.

O texto reitera que os pacientes internados ainda não têm confirmação diagnóstica.

O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento também divulgou nota, afirmando que os casos em investigação na Fiocruz não têm relação com consumo de carne bovina. E que a maior incidência da Doença de Creutzfeldt-Jakob  ocorre de forma esporádica e tem causa e fonte infecciosas desconhecidas. Ainda de acordo com Ministério, desde que a vigilância da doença foi instituída no Brasil, nenhum caso da forma variante associada ao consumo de carne bovina foi confirmado.

Os pacientes estão  internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19, do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas, administrado pela Fiocruz. Outros detalhes da internação não foram divulgados, de acordo com a Fundação, em respeito à confidencialidade da relação médico-paciente, estabelecida pelo Código de Ética Médica.

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.