Força-tarefa mira rede de garimpo ilegal e crimes ambientais no Pará


16 de agosto de 2024
Força-tarefa mira rede de garimpo ilegal e crimes ambientais no Pará
Agentes empregados na operação destruíram equipamentos usados por garimpeiros (Divulgação)
Fabyo Cruz – Da Cenarium

BELÉM (PA) – Uma força-tarefa composta pela Polícia Federal (PF), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e Força Nacional realizou operação de combate ao garimpo ilegal e ao desmatamento na região de Itaituba (PA), distante 888 quilômetros de Belém. As ações que duraram cerca de duas semanas foram realizadas pelos agentes federais entre os dias 24 de julho a 9 de agosto.

A operação contra as atividades ilícitas na Amazônia resultou na apreensão e inutilização de diversos equipamentos e materiais utilizados na prática desses crimes ambientais. Entre os equipamentos apreendidos e inutilizados durante a operação estão 50 motores estacionários, 24 escavadeiras hidráulicas (conhecidas como PCs), 15 dragas e um trator. Também foram apreendidos uma camioneta, sete motocicletas, três embarcações, 7.500 litros de combustível, quatro armas de fogo e 70 munições.

Equipamentos apreendidos em operação da PF (Divulgação)

Além disso, estruturas de apoio às atividades ilícitas, como acampamentos e depósitos, também foram destruídas. A ação resultou na lavratura de diversos autos de infração. A PF estima que os prejuízos causados aos grupos criminosos com a destruição dos equipamentos e materiais ultrapassam R$ 14 milhões.

As ações conjuntas da PF, ICMBio e Força Nacional, segundo a própria instituição, representam um avanço importante na luta contra o garimpo ilegal e na proteção do meio ambiente no oeste do Pará. Essa operação “evidencia a importância da cooperação entre diferentes órgãos e instituições na preservação da Amazônia e no enfrentamento dos desafios ambientais que o Brasil enfrenta”, disse em nota.nter a devastação ambiental e combater as redes criminosas que lucram com a destruição da floresta.

Um dos principais focos de garimpo ilegal no país, a região de Itaituba vem sendo alvo de uma série de operações de fiscalização. As ações são consideradas cruciais para a dissuasão de atividades ilícitas e a proteção dos recursos naturais da região, importantes para o equilíbrio ambiental e a sustentabilidade do planeta.

Leia mais: Polícia Federal fecha garimpos em Terra Indígena Kayapó, no Pará

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.