Forças Armadas inutilizam draga utilizada no garimpo ilegal no interior do Amazonas


09 de maio de 2023
Forças Armadas inutilizam draga utilizada no garimpo ilegal no interior do Amazonas
Draga destruída pelos agentes do exercito brasileiro (Divulgação/CMA)
Da Revista Cenarium*

SANTO ANTÔNIO DO IÇA (AM) – O 2º Pelotão Especial de Fronteira (2º PEF de Ipiranga) inutilizou a segunda draga oriunda do garimpo ilegal encontrada, cerca de 70 quilômetros da primeira, em um eixo do rio Içá. Foi feita a inutilização da draga através do processo mecânico de corte da mangueira que leva combustível para o motor.

A Operação Ágata acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru) e visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. É coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

Mais destruição

No dia 7 de maio, o 2º Pelotão Especial de Fronteira do Exército Brasileiro inutilizou uma draga oriunda do garimpo ilegal, no contexto da Operação Ágata – Comando Conjunto Uiara –, que acontece na tríplice fronteira da Amazônia (Brasil, Colômbia e Peru).

A operação visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. Coordenada pelo Ministério da Defesa e executada pela Marinha do Brasil, Exército Brasileiro e Força Aérea Brasileira em cooperação com órgãos federais, estaduais e municipais e agências governamentais.

A operação visa combater crimes transfronteiriços e ambientais, além de intensificar a presença do Estado Brasileiro na faixa de fronteira. (Divulgação)

Ainda no contexto da operação, a Marinha do Brasil realiza Ações de Assistência Hospitalar no Rio Javari. Já foram atendidas as comunidades indígenas Cruzeirinho, Palmeira do Javari, Nutewa, Kulina, Flores e São Luiz, das etnias Mayuruna, Kanamari, e ainda o município de Tabatinga (AM). Em seguida, o Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Oswaldo Cruz prosseguirá atendendo as comunidades de Lago Grande, Tambaqui e Irari, no município de Atalaia do Norte (AM).

Ainda no mesmo dia apreendeu uma embarcação transportando dinheiro em espécie, droga e munições. A bordo da embarcação foram encontrados dinheiro em espécie, munição e quantidades ilegais de substância ilícita e ouro.

Embarcação apreendida na operação Ágata (Divulgação/CMA)

(*) Com informações da assessoria

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.