Fotógrafo amazonense é semifinalista em festival da América Latina


Por: Cenarium

11 de fevereiro de 2025
Fotógrafo amazonense é semifinalista em festival da América Latina
Fotógrafo Amazonense recebe menção honrosa em Brasília (Foto: Michell Mello)

MANAUS (AM) – O repórter fotográfico amazônida Michell Mello foi anunciado como finalista da 10ª edição do Brasília Photo Show (BPS), o maior festival de fotografia da América Latina. A cerimônia de premiação aconteceu no dia 8 de fevereiro de 2025, em um evento transmitido ao vivo pelo canal BPS Channel no YouTube.

As fotos vencedoras farão parte do livro oficial do festival e estarão expostas no Museu de Arte de Brasília (MAB) entre 8 de fevereiro e 31 de maio, onde o público pode conferir de perto as imagens selecionadas. Além das obras premiadas, o evento contará com oficinas educativas e um museu da fotografia, consolidando o BPS como um dos espaços mais relevantes para a valorização da arte fotográfica no Brasil.

Michell recebeu Menção Honrosa na categoria Inteligência Artificial (Foto: Michell Mello)

Com duas imagens entre as 400 premiadas, Michell recebeu Menção Honrosa na categoria Inteligência Artificial, uma das categorias mais novas em concursos de fotografia, com a foto “Expressões”, e o prêmio na categoria Landscape (Paisagem) com o trabalho intitulado “Encontro das Águas”.

A primeira foto, produzida por meio do aplicativo Firefly, da Adobe, mostra com riqueza de detalhes as expressões faciais de um homem preto idoso, enquanto a segunda , que foi produzida com drone, revela as nuances da paisagem gerada pela seca de 2024 no leito do Rio Negro.

Michell Mello, com sua trajetória marcada pelo fotojornalismo e pela documentação visual da Amazônia, ressalta a relevância da premiação no cenário da fotografia nacional. Fotojornalista, aos 43 anos,  Michell é referência na documentação artística e ambiental da região, unindo estética e narrativa em seu trabalho. Fundador da Monóculo Academia de Imagens, o repórter fotográfico tem um papel ativo na promoção da fotografia como ferramenta cultural e social, além de ter atuado como conselheiro de Cultura de Artes Visuais e Novas Mídias no Amazonas.

Uma das fotos mostra com detalhes o rosto de um homem negro (Foto: Michell Mello)

Iniciando sua trajetória no fotoclubismo, Michell evoluiu para o fotojornalismo político e cultural, construindo uma carreira marcada pela sensibilidade ao capturar a brasilidade em todas as suas nuances. Suas fotografias documentam cenas cotidianas da Amazônia, com destaque para retratos intensos de personagens regionais e para a interação entre arquitetura e natureza. Mais que registros visuais, suas obras contam histórias, evidenciando as vivências e as lutas do povo amazônico.

O trabalho intitulado “Encontro das Águas” também recebeu menção honrosa (Foto: Michell Mello)

Entre suas realizações, Michell colaborou com a Fiocruz Amazônia, assinando fotografias conceituais para o projeto gráfico de 30 anos da instituição, e integrou iniciativas humanitárias com a UNICEF, documentando a atuação de profissionais indígenas no cuidado de crianças Waraós migrantes. Seu trabalho abordou temas como inclusão cultural, prevenção da Covid-19 e garantia de direitos básicos em abrigos no Brasil.

Com reconhecimento nacional, Michell teve sua obra destacada em publicações como O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro (2010 e 2021) e em diversas exposições e premiações. Para ele, a fotografia é uma ferramenta de conscientização sobre as complexidades sociais e ecológicas da Amazônia, aproximando o espectador das riquezas e dos desafios de uma das regiões mais importantes do planeta.

Leia mais: Jornalista amazonense lança clipe baseado no Pequeno Príncipe

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.