Fotógrafo da CENARIUM expõe registros sobre a Amazônia em Santa Catarina

Victória Sales – Da Revista Cenarium

MANAUS – Com uma edição atualizada, a exposição “Amazônia Mundi” chegou ao município de Balneário Camboriú (SC) e tem instalações inéditas sobre a Amazônia, sua cultura e a biodiversidade. O fotógrafo da CENARIUM, Ricardo Oliveira, é um dos artistas que estão participando do evento. A diversidade de trabalhos publicados já passou por países como Estados Unidos, México, França, Alemanha, Suíça, Coreia do Sul, Japão e Cingapura.

De acordo com o fotógrafo Ricardo Oliveira, essa é a segunda vez em que ele participa do evento. “É sempre muito gratificante poder mostrar para o Brasil e para o mundo o que de fato é a Amazônia, por meio de fotografias. Eu participei a primeira vez em 2013 e já era uma oportunidade incrível de mostrar meu trabalho e de mostrar ainda mais a diversidade cultural e a biodiversidade da Amazônia”, contou o profissional.

Fotógrafo da CENARIUM, Ricardo Oliveira (Divulgação)

Já no Brasil, a exposição já passou por São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. O lançamento do evento aconteceu no último sábado, 8, mas está disponível durante toda a semana. A mostra cultural leva fotos de renomados profissionais ligados à natureza amazônica, como Araquem Alcântara, Ricardo Oliveira, Fábio Colombini, Maurício de Paiva e Oliviero Pluviano.

Evento

A exposição está instalada na Sala Amazonas Parques & Resorts, na avenida Normando Tedesco, esquina com rua 4300, na Barra Sul. Os ingressos podem ser adquiridos pelo valor de R$ 40 (inteira) e R$ 20 (meia) para estudantes e crianças de até 12 anos. Vale ressaltar que durante as segundas-feiras, a visitação no espaço é gratuita, mas somente mediante agendamento pelo site penha.amazonfunparks.com.

Segundo a curadora artística da mostra, Anna Claudia Agazzi Migotto, para o portal Página 3, o objetivo da exposição é apresentar a riqueza do patrimônio nacional que é a Amazônia. “Onde a conservação impacta em diversos setores da sociedade e da economia global, além de despertar uma consciência ambiental e de consumo consciente”, explica Anna.

Com isso, a mostra traz resultados de mais de 20 anos de estudos, com nove publicações em cinco idiomas. a mostra conta com acervos de institutos de pesquisa e Organizações Não Governamentais, como: Organização-Geral dos Professores Ticuna Bilíngues (OGPTB), Instituto Socioambiental (ISA), Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Museu Paraense Emílio Goeldi e Instituto Peabiru. Possui ainda o patrocínio da Amazon Fun Parks, que também ganha espaço no evento.

Parque temático

Além da exposição “Amazônia Mundi”, os visitantes poderão conhecer mais sobre o espaço temático que será instalado no município catarinense de Penha, em Santa Catarina. As obras do mais novo parque “Amazon Fun Parks” já iniciaram e tem previsão para ser entregue ainda no primeiro semestre de 2024. O local contará com um espaço de 90 mil metros quadrados e trará a arquitetura com o tema Amazônia, além de envolver a proteção do meio ambiente e a responsabilidade social. Serão 699 apartamentos, 19 mil metros quadrados de áreas comerciais e atrações envolvendo a arte, esporte e ecologia.

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.

VOLTAR PARA O TOPO