Fotojornalista da REVISTA CENARIUM está na lista das melhores fotos de 2020 de agência internacional


29 de dezembro de 2020
Fotojornalista da REVISTA CENARIUM está na lista das melhores fotos de 2020 de agência internacional
Ricardo Oliveira integra equipe da Revista Cenarium desde junho deste ano (Luís Henrique Oliveira/ Revista Cenarium)

Bruno Pacheco – Da Revista Cenarium

MANAUS – O fotojornalista amazonense Ricardo Oliveira, de 50 anos, fotógrafo que integra equipe da REVISTA CENARIUM, entrou na lista das 50 melhores fotos de 2020 da agência internacional de notícias France-Presse (AFP), considerada uma das mais prestigiadas do mundo e que tem rede de produção estendida sobre 151 países.

Uma mãe com Covid-19 amamenta o filho de dois anos em uma cama protegida por mosquiteiro, logo após ser tratada com ervas medicinais na comunidade Waikiru, a Oeste de Manaus, Estado do Amazonas (Ricardo Oliveira/ AFP)

Oliveira teve uma foto selecionada para compor a lista. Além dele, o fotógrafo amazonense Michael Dantas também teve fotos selecionadas pela agência francesa, com duas imagens. A galeria ‘Las mejores fotos del 2020 según la agencia periodística AFP’ foi divulgada pelo jornal argentino Clarín.

A imagem do fotojornalista Ricardo Oliveira foi feita na tribo Wakiru, na Zona Oeste de Manaus, capital do Amazonas, e retrata uma mãe indígena amamentando seu filho de dois anos em uma cama protegida por mosquiteiro, após eles terem sido diagnosticados com Covid-19 e realizarem tratamento com ervas medicinais.

“Você ser selecionado em uma agência de notícias de mais de 100 anos é ter seu trabalho reconhecido. Fico extremamente feliz de ter feito essa foto, porque ela foi distribuída para todos os veículos de comunicação do mundo e reflete a situação do Brasil e, principalmente, dos indígenas excluídos pelo governo federal”, disse o fotojornalista.

Ricardo Oliveira

Aos 50 anos, Ricardo Oliveira é fotógrafo profissional há mais de 30 e há cerca de cinco anos é um dos colaboradores internacionais da AFP. Desde 1995, é formado em jornalismo pela universidade Cândido Mendes, onde também fez pós-graduação em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais. Além disso, Oliveira tem um livro autoral publicado que retrata as transformações climáticas no Amazonas.

Em 2016, foi o jornalista mais premiado da Região Norte, ganhando três prêmios de Direitos Humanos: o tradicional Prêmio Jornalístico Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos; o prêmio Ministério Público do Trabalho e Direitos Humanos; e o prêmio Anamatra, de Direitos Humanos.

Desde junho deste ano, Ricardo Oliveira também atua como fotojornalista da REVISTA CENARIUM, onde vem cobrindo a Amazônia e o cotidiano de comunidades ribeirinhas e os povos indígenas.

Confira alguns dos registros de Ricardo Oliveira na REVISTA CENARIUM:

Ribeirinhos mortos em confronto com policiais são enterrados em Nova Olinda do Norte (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
Com olhar enigmático, menina segura crucifixo durante procissão de Santa Maria, na Vila de Canumã em Nova Olinda do Norte (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)
Boi malhado, na Ilha de Vera Cruz, em Maués, anima manhã de crianças ribeirinhas do Amazonas (Ricardo Oliveira/ Revista Cenarium)

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.