Funai articula ações em defesa de direitos dos povos indígenas do Rio Negro
Por: Cenarium*
25 de fevereiro de 2025
MANAUS (AM) – Dirigentes da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) estiveram no sábado, 22, no acampamento de indígenas do povo Hupda e Yuhupdeh instalados às margens do Rio Negro, no Amazonas. A presidenta Joenia Wapichana conversou com os indígenas e deu orientações sobre acesso a serviços básicos e como a Funai atua em articulação com outros órgãos.
A Funai irá ampliar as articulações para que as instituições governamentais competentes possam atuar na defesa e garantia de direitos dos povos Hupda e Yuhupde, sempre em respeito aos seus modos de vida.
Joenia esteve acompanhada da diretora de Promoção ao Desenvolvimento Sustentável, Lucia Alberta; da diretora de Administração e Gestão, Mislene Metchacuna; da coordenadora regional da Funai, no Rio Negro, Dadá Baniwa; e equipe técnica.
Os dirigentes da instituição também visitaram a sede da Coordenação Regional do Rio Negro (CR-RNG), unidade descentralizada da Funai, e dialogaram com os servidores sobre as medidas administrativas para melhorar as condições de trabalho e prioridades para o atendimento aos povos indígenas da região.