Funai e Sesai vão ter chefes indígenas, diz Lula após ter nomeado Sonia Guajajara para Ministério dos Povos Indígenas
29 de dezembro de 2022

Da Revista Cenarium*
BRASÍLIA – O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quinta-feira, 29, que nomeará indígenas para comandar a Fundação Nacional do Índio (Funai) e a Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai), após ter nomeado uma indígena, a deputada eleita Sonia Guajajara (PSOL-SP), como titular do novo Ministério dos Povos Indígenas.

“Eles [indígenas] estão mais do que preparados para trabalhar nos seus problemas e resolver seus problemas”, afirmou Lula durante o anúncio dos últimos nomes de seu gabinete ministerial, em Brasília, nesta quinta.

Lula se disse “feliz” por ter nomeado a primeira ministra indígena da história brasileira. “Eu falei com a Sonia Guajajara, que é uma experiência nova, que todos nós temos que trabalhar para ajudar”, acrescentou o presidente eleito.
Ele afirmou, ainda, que nomeará mulheres para presidir os dois principais bancos públicos do País – Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil. “O Banco do Brasil tem 200 anos e nunca se pensou, nem de perto, em ter uma mulher na presidência, e a gente vai provar que uma mulher pode ser muito melhor do que muitos presidentes homens”, disse Lula.
O presidente eleito afirmou que vai defender a aprovação de uma lei para acabar com a disparidade de salários entre homens e mulheres que ocupem os mesmos cargos em empresas.