Funai prorroga restrição de uso em TI no Pará


Por: Cenarium*

28 de junho de 2025
Funai prorroga restrição de uso em TI no Pará
Vista aérea de terra indígena no Pará (Funai)

MANAUS (AM) – A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) renovou, no dia 18 de junho, a portaria de restrição de uso da Terra Indígena (TI) Ituna-Itatá, localizada nos municípios de Altamira e Senador José Porfírio, no Pará. A Portaria nº 1.335/2025 mantém a proibição de ingresso, permanência e circulação de pessoas não autorizadas na área de 142,4 mil hectares.

A restrição visa garantir a proteção do território com registro de presença de povo isolado. A medida também atende à decisão judicial do Supremo Tribunal Federal (STF) na Arguição de Descumprimento de Preceito Fundamental (ADPF) 991, que determina à União renovar, sem interrupções, as portarias de proteção de territórios com presença de povos indígenas isolados, até a conclusão da demarcação ou comprovação da inexistência desses grupos.

Os trabalhos de monitoramento e localização dos indígenas isolados na Terra Indígena Ituna-Itatá são conduzidos pela Frente de Proteção Etnoambiental Médio Xingu (CFPE-MX), com apoio da Coordenação-Geral de Indígenas Isolados e de Recente Contato (CGIIRC) e da Diretoria de Proteção Territorial (DPT) da Funai.

Clique aqui e confira o histórico de renovações das portarias restrição de uso para a Terra Indígena Ituna-Itatá.

Leia mais: MPF cobra Funai por auxílio a Yanomamis no Amazonas
(*) Com informações da Funai

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.