FUnATI oferece atividade de culinária amazônica e japonesa a idosos


Por: Ana Pastana*

23 de julho de 2025
FUnATI oferece atividade de culinária amazônica e japonesa a idosos
Evento contou com a presença do governador Wilson Lima (Composição: Paulo Dutra/CENARIUM)

MANAUS (AM) – A Universidade Aberta da Terceira Idade (FUnATI) inaugurou nesta quarta-feira, 23, a Cozinha Escola, novo projeto voltado para pessoas com 60 anos ou mais. A iniciativa, ofertada pelo Governo do Amazonas, conta com investimento do Consulado do Japão em Manaus. O anúncio foi feito durante solenidade na sede da FUnATI, no bairro Santo Antônio, Zona Oeste de Manaus.

Com mais de três mil alunos matriculados, o Cozinha Escola vai ofertar aulas de culinária amazônica e japonesa. “Isso aqui vai ser uma coisa maravilhosa para todos nós e esperamos que todos tenham vontade de aprender, de manusear alimentos. Aqui a mente, corpo, tira energia ruim, entra energia boa, ativa todos os movimentos, aberturas. Então a gente vai aprendendo cada ano uma coisa nova e a mente não envelhece, não atrofia“, afirmou a pensionista Maria Auxiliadora Cordeiro, aluna da FUnATI.

Maria Auxiliadora Cordeiro, aluna da FUnATI (Ricardo Oliveira/CENARIUM)

De acordo com o governador do Estado, Wilson Lima (União), essa é uma oportunidade para que os idosos também possam empreender. “Eles vão ter oportunidade de fazer um curso, de aprender, eles vão ser certificados e de forma gratuita, com a possibilidade de sair daqui e empreender. Para isso, a gente tem feito uma parceria muito interessante entre FUnTAI e Afeam [Agência de Fomento do Estado do Amazonas], para que eles possam conseguir esse financiamento para eles conseguirem abrir o próprio negócio”, declarou.

O governador do Amazonas, Wilson Lima (Janailton Falcão/Secom)

A FUnATI incentiva os idosos não só na sala de aula, mas no dia a dia. “Eu moro sozinha já há mais de 20 anos desde quando a minha mãe ‘partiu’ [faleceu], então eu ficava e só te dá uma solidão, uma tristeza, e a gente vem para cá e se transforma. A gente conversa com um, conversa com outro, brinca, canta, declama então estou com a vida completamente mudada“, disse Darci Modesto, aposentada e frequentadora do curso de Teatro na universidade.

A presença do cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa, durante a inauguração, reforçou o estreitamento das relações entre o governo estadual e o consulado japonês, que já vem sendo consolidado em outras frentes de cooperação, especialmente nas áreas de educação e infraestrutura.

Este empreendimento representa um marco histórico, pois trata-se da primeira cozinha escola pública voltada para terceira idade no Amazonas e por meio delas serão oferecidos cursos de culinária e capacitação profissional para promover a saúde, inclusão social e geração de renda. Esperamos que essa estrutura contribua significativamente para a qualidade de vida dos participantes“, afirmou o cônsul.

Cônsul-geral do Japão em Manaus, Yuichi Miyagawa (Janailton Falcão/Secom)
Cozinha Escola

A iniciativa visa melhorar a qualidade de vida dos alunos da FUnATI por meio da educação alimentar, com enfoque na autonomia financeira dos idosos. A previsão é de que, no segundo semestre de 2025, sejam realizados oito cursos, com até 15 alunos por turma e carga horária de 40 horas por capacitação. O espaço físico possui cerca de 90 metros quadrados e conta com uma cozinha equipada, depósito e dois vestiários, prontos para receber turmas nos turnos da manhã e tarde.

A Cozinha Escola irá ofertar cursos e oficinas de culinária com temáticas voltadas à realidade local, como a Dieta Amazônica, baseada no livro homônimo do reitor da FUnATI, Dr. Euler Ribeiro, Café Amazônico e Panificação, com aulas práticas sobre o preparo de pães e pizzas. Além disso, também estão programadas aulas voltadas para a gastronomia do Japão.

O espaço da Cozinha Escola oferecido pela FUnATI (Janailton Falcão/Secom)

Durante coletiva de imprensa, o reitor da FUnATI, Euler Esteves, afirmou que as inscrições para o curso serão disponibilizadas no final do mês de agosto deste ano. “Nós estamos fazendo agora toda a estrutura de como nós vamos oferecer a partir do final do mês de agosto as ofertas para nós matricularmos. Normalmente, os nossos alunos aqui é encontro de 40 alunos em cada curso mas como nós vamos ter algumas horas a mais, eu vou oferecer também para os idosos que não são alunos mas que estão aqui próximo de nós e que possamos matricular“, informou.

(*) Com informações da assessoria do Governo do Amazonas

O que você achou deste conteúdo?

VOLTAR PARA O TOPO
Visão Geral de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.