Fundação de Vigilância Sanitária do AM diz que monitoramento de pacientes com Covid-19 inclui variante Ômicron

A FVS-RCP divulgou que a predominância entre os casos confirmados de Covid-19 no Amazonas ainda é da variante Delta (Divulgação)

Arnoldo Santos – Da Revista Cenarium

MANAUS – A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Drª Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou, no fim da tarde dessa terça-feira, 30, que o monitoramento de variantes do novo coronavírus no Estado inclui a variante Ômicron. A nota pública da FVS diz ainda que, no Amazonas, continua a predominância da variante Delta entre os casos de Covid-19, representando 89% dos casos.

Segundo a fundação, o monitoramento é feito a partir da coleta de amostras de sangue de pessoas com testes confirmados. Os primeiros dois casos positivos registrados no País foram confirmados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) depois que um casal de brasileiros, vindos da África do Sul, na semana passada, testaram positivo para a doença sob a nova variante.

PUBLICIDADE

“A FVS-RCP informa, ainda, que está produzindo uma nota técnica para alertar as secretarias municipais de saúde sobre a importância de intensificar as testagens de detecção de Covid-19 e de manter sensíveis às vigilâncias municipais na detecção de casos de Covid-19 e manutenção das medidas preventivas à infecção, que permanece as mesmas para todos os vírus respiratórios e suas variantes, tais como: uso de máscara de proteção respiratória, higienização das mãos (com água e sabão e/ou álcool a 70%), distanciamento social e evitar aglomerações.

A FVS-RCP também realiza as testagens de detecção de Covid-19 para passageiros desembarcados nos principais pontos de entrada do Amazonas (Porto de Manaus, Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, Rodoviária de Manaus). As testagens funcionam como estratégia para monitoramento de variantes do novo coronavírus (SARS-CoV-2) em circulação pelo Amazonas.

A FVS-RCP informa, ainda, que eventos públicos e de grande porte, como os das festas de fim de ano e de Carnaval, são realizados pelas prefeituras municipais.

Dados atualizados

No boletim epidemiológico da FVS divulgado nessa terça-feira, 30, os dados gerais da pandemia mostram que o Amazonas já registrou 429.944 casos da doença, dos quais 13.803 foram óbitos. O boletim é divulgado diariamente e pode ser acessado no site da FVS, no endereço www.fvs.am.gov.br.

PUBLICIDADE

O que você achou deste conteúdo?

Compartilhe:

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie. Leia as perguntas mais frequentes para saber o que é impróprio ou ilegal.