Gabriel Monteiro é solto pela Justiça do Rio de Janeiro
Por: Cenarium
21 de março de 2025
RIO DE JANEIRO (RJ) – A Justiça do Rio de Janeiro determinou a soltura de Gabriel Monteiro, que estava preso desde novembro de 2022, acusado de violação sexual mediante fraude e assédio sexual. A decisão da 34ª Vara Criminal do Rio concedeu liberdade ao ex-parlamentar com medidas cautelares, como uso de tornozeleira eletrônica e está proibido de deixar o Rio de Janeiro. Ele pode deixar a prisão a qualquer momento dessa sexta-feira, 21
Gabriel terá cinco dias para se apresentar às autoridades de Segurança Pública e colocar a tornozeleira eletrônica que irá monitorá-lo. Ele estava preso no Presídio Pedrolino Werling de Oliveira (Bangu 8), na Zona Oeste do Rio.

Prisão
Em 2022, Gabriel se apresentou na 77ª Delegacia Policial (DP), em Icaraí, Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, onde foi cumprir o mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, devido a processo a que ele responde por estupro.

A decisão foi do juiz Rudi Baldi Loewenkron, da 34ª Vara Criminal do Rio de Janeiro. O caso teria acontecido no dia 15 de julho de 2022. O juiz determinou a apreensão de armas de fogo e de celulares do acusado.
Gabriel Monteiro teve o mandato cassado em 18 de agosto do mesmo ano, por quebra de decoro parlamentar. Assédio sexual e moral, tentativas de estupro foram algumas das acusações ao ex-vereador.
Na época, a defesa do ex-vereador informou na noite de segunda-feira que assim que Monteiro tomou ciência da decretação de prisão se apresentou “imediatamente e voluntariamente” na 77ª DP para que fosse cumprido o mandado de prisão. “Contudo, a defesa utilizará dos mecanismos jurídicos legais para buscar o restabelecimento da liberdade de Gabriel Monteiro.“