Espaço cultural em shopping na Zona Centro-Sul de Manaus preserva acervo de artistas do AM
Por: Ana Pastana
26 de outubro de 2025
MANAUS (AM) – Fundada em 1998, a “Palácio das Artes Galeria“, atualmente localizada no Espaço Cultural Millenium, no Millenium Shopping, bairro Chapada, Zona Centro-Sul de Manaus, é um dos principais pontos de preservação e valorização da arte amazonense. A galeria foi criada há mais de duas décadas com o propósito de difundir o trabalho de artistas locais.
Desde a inauguração, o espaço mantém uma trajetória marcada por nomes consagrados e novos talentos. José Carlos, artista e administrador da galeria, afirma ter tido o privilégio de trabalhar com grandes artistas amazonenses, como Moacir Andrade e Anísio Mello, cujas contribuições permanecem vivas no acervo e na memória da arte local.

“Essa galeria foi inaugurada em 1998 e, ao longo desses anos, eu tive o privilégio de trabalhar com muitos artistas. Hoje, eu tenho um belo acervo, que se encontra nesse ambiente, e tive o privilégio de conhecer grandiosos artistas que já partiram como Moacir, Anísio. No nosso acervo, além desses grandes artistas, nós temos artistas emergente“, explicou.

Atualmente, o espaço abriga um acervo com 100 obras originais, assinadas por 23 artistas amazonenses, entre veteranos e emergentes. As peças representam diferentes estilos e linguagens visuais, traduzindo a diversidade criativa da Amazônia. O visitante pode apreciar obras que exploram lendas, rituais e símbolos da cultura regional, temas recorrentes na produção artística do Estado.
“Eu diria que sou especialista mais na área da arte da Amazônia, que fala sobre muito sobre a nossa região, onde você vai encontrar lendas, rituais, lendas amazônicas, E nós temos muitas coisas boas“, diz o artista que também é administrador.

Além das exposições permanentes, o espaço também é palco de iniciativas que estimulam a produção cultural local. Um dos projetos de destaque é o “Canoa Cultural“, idealizado em parceria com Evaldo Ferreira, que realiza lançamentos de livros de escritores amazônicos uma vez por mês, promovendo um diálogo entre as artes visuais e a literatura da região.
Segundo José Carlos, o acervo é motivo de orgulho não apenas pela relevância dos artistas representados, mas também pela autenticidade das obras, todas originais.
Funcionamento
A Palácio das Artes Galeria permanece de portas abertas ao público, de segunda a sábado, das 9h às 21h, acompanhando o horário do shopping. A visita é gratuita, e os interessados também podem adquirir algumas das obras expostas, com valores que variam conforme o artista e a técnica utilizada.
Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (92) 98182-6390. A proposta da galeria é continuar sendo um espaço de encontro entre memória, arte e identidade amazônica, um lugar onde o passado e o presente da criação artística se unem para inspirar novas gerações.