Garimpeiros são resgatados após soterramento em mina clandestina no Pará
Por: Thais Matos
26 de janeiro de 2025
MANAUS (AM) – Uma caixa de contenção desabou em uma mina ilegal de exploração de cobre, localizada na zona rural de Canaã dos Carajás, no Estado do Pará, e deixou três garimpeiros presos desde a sexta-feira, 24. Os garimpeiros foram resgatados na noite de sábado, 25, e encaminhados para o Hospital Municipal do município para os procedimentos médicos.
Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), o local não possuía autorização para funcionar e já foi alvo de fiscalizações ambientais. De acordo com as autoridades do Estado do Pará, a mina ilegal tem aproximadamente 50 metros de profundidade.
Antes do resgate, quatro bombeiros mergulhadores conseguiram atravessar o bolsão de água formado dentro da mina após o desabamento e estabeleceram contato com as três vítimas que estavam ilhadas.
O resgate começou por volta das 22h, quando o primeiro trabalhador, identificado como João Vitor, foi retirado do local. Cerca de 30 minutos depois, um segundo homem, identificado apenas como Eduardo, foi resgatado. O terceiro trabalhador, Isaque, foi retirado do local cerca de uma hora depois.
Antes do resgate, os homens receberam alimentos e medicamentos, enviados por meio de um cano que ligava a superfície até a área onde eles estavam presos, para que ficassem hidratados e alimentados. O acidente aconteceu no momento da troca de turno das equipes.
Após o registro da ocorrência, equipes do Governo do Estado e da Prefeitura se mobilizaram para realizar o resgate. Segundo o Corpo de Bombeiros, 14 militares da região trabalharam na operação, entre eles mergulhadores e especialistas em salvamento que foram deslocados de Belém para reforçar a equipe.