Gleisi Hoffmann elogia Alexandre de Moraes do STF em discurso
Por: Izaías Godinho
10 de março de 2025
BRASÍLIA (DF) – Durante discurso na cerimônia de posse como ministra da Secretaria de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann (PT) afirmou que “ninguém faz nada sozinho”, ao falar sobre a defesa à democracia e do enfrentamento ao negacionismo. Nesta segunda-feira, 10, no Palácio do Planalto, ela também elogiou a atuação do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, em defesa da soberania nacional.
“Quero aqui reconhecer o papel do ministro Alexandre de Moraes na defesa da democracia e agora da soberania nacional. Respeitamos e temos relações com todos, mas o Brasil é dos brasileiros e das brasileiras“, disse a nova ministra do governo do Lula durante discurso.
Na ocasião, Gleisi Hoffmann também relembrou da campanha do presidente Lula (PT) em 2022, quando o atual presidente derrotou Jair Bolsonaro (PL) nas urnas.

“Ao fim daquela duríssima campanha, a democracia venceu. Venceu nas urnas pela vontade popular e venceu a trama golpista que culminaria nos atos golpistas de 8 de janeiro de 2023. Venceu pela repulsa da sociedade àquela violência e pela firme reação das instituições, dos presidentes da República, da Câmara, e do Senado e do Supremo Tribunal Federal“, disse Gle
Os novos ministros Gleisi Hoffmann (Secretaria de Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde) tomaram posse em cerimônia no Palácio do Planalto, adotando discursos marcados pela defesa do Governo Lula, do fortalecimento da democracia e do enfrentamento ao negacionismo.
Gleisi, que assume a articulação política do governo, prometeu trabalhar pela construção de alianças no Congresso e agradeceu ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), pelo papel na defesa da democracia.